Home / NOTICIAS >> VER TODAS / COMERCIANTES SE DESESPERAM… SPTC DESMONTA PLANTÃO E “AUXILIA” ALGOZES DAS VÍTIMAS
gatinho assaltado3

COMERCIANTES SE DESESPERAM… SPTC DESMONTA PLANTÃO E “AUXILIA” ALGOZES DAS VÍTIMAS

gatinho assaltado3É triste termos que postar notícias como esta, mas é a pura realidade. Enquanto comerciantes fecham as portas todo dia desesperados por causa de arrombamentos, roubos e furtos, o plantão de perícia papiloscópica simplesmente está sendo descaracterizado, prejudicando sobremaneira sua atuação no combate ao crime.

De forma totalmente contrária a qualquer bom senso, a perícia papiloscópica, que vinha funcionando a pleno vapor, realizando uma média de sessenta exames laboratoriais por semana em busca de vestígios contra esse tipo de crime, passou a realizar uma média de sete casos por semana. Esses exames são realizados nos objetos recolhidos pelos peritos em locais de crimes.

E essa redução abrupta se deve a mudanças feitas pela superintendência da Polícia Científica, sem sombra de dúvidas, que não ouve as ponderações da categoria, implantando “fórmulas mágicas” de cima para baixo que além de estarem desestimulando todos os peritos que atuam no setor, ainda estão corroborando diretamente para destruir algo que vinha funcionando de forma bastante razoável, diante dos baixíssimos investimentos feitos pelo Estado.

Demorou-se anos buscando-se organizar o funcionamento eficaz do plantão de perícia papiloscópica. Com a chegada dos peritos do concurso de 2010 e as adequações feitas no setor, os casos positivados estavam aumentando diariamente. Aí vem um superintendente, na contramão da história, e começa a fazer alterações que estão levando à completa bancarrota do que foi arduamente construído. Simplesmente, passa por cima da lei e não ouve ninguém.

Os peritos mais antigos e os recém-empossados demonstram total desânimo com essa questão; com a total desvalorização dos serviços que vinham realizando de forma brilhante em prol da sociedade.

Quem lucra com essa situação sem sentido é a criminalidade. Criminalidade que vai ficar cada vez mais impune diante do que vem ocorrendo. Com o que se apresenta, se os comerciantes já estão fechando vários pontos de comércio, a tendência é que acabem fechando todos.

Casos concretos em janeiro/13

Para que se tenha uma ideia, somente neste mês de janeiro, mesmo com a total falta de condição de trabalho que perdura há anos, a perícia papiloscópica colaborou sensivelmente com a descoberta dos seguintes casos: descoberta dos criminosos que mantinham galpões de cargas roubadas, furto de motocicletas, arrombamento de posto de gasolina, arrombamento de comércio de lanches, uso de veículo (caminhão) usado para transportes de drogas, homicídio (corpo encontrado dentro de veículo) e furtos mediante arrombamentos.

Sem falarmos em perícias diárias de falsidade ideológica em processos judiciais, perícias em casos de falsificações de documentos de identidade, perícias necropapiloscópicas no DML e perícias iconográficas (retratos falados).

Muito pouco ainda diante do que poderia ser de fato feito se o governo investisse na perícia papiloscópica como deveria. Mas, trata-se do setor pericial que mais produz resultados positivos em prol da população refém dos criminosos.

Todos estes casos rumorosos foram anunciados pela imprensa e positivados pela atuação direta da categoria e pelo excelente trabalho de investigação das delegacias. Um trabalho conjunto, de grande monta para a sociedade vitimada diariamente com o aumento vertiginoso dos crimes contra o patrimônio.

Sem dúvida, não há outro setor que colabora tanto com essas investigações quanto a perícia papiloscópica. E é o setor que o governo deixa permanentemente jogado às traças.

Appes mais uma vez vai denunciar

Não adianta procurar a Chefia de Polícia porque ela não dá ouvidos. O jeito é os comerciantes procurarem a Santa-Sé porque esses órgãos fiscalizadores também nada fazem para cobrar responsabilidades.

A Appes está fazendo um levantamento da situação para ser apresentada aos órgãos competentes, cobrando providências. Mesmo sabendo que se trata de perda de tempo porque ninguém quer nada com nada no ES.

Pelo jeito, a população não vai parar de sofrer tão cedo nas mãos dos bandidos! Descaso: seu nome é ES!

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.