Na próxima segunda-feira (12/12) os peritos papiloscópicos que ficaram classificados além das 40 vagas no Concurso para Perito Papiloscópico que está em andamento terão um encontro na APPES.
O objetivo da reunião é formar uma comissão permanente para iniciar uma luta pela nomeação de todos os peritos papiloscópicos aprovados. Isso porque o cargo se encontra com uma defasagem em seus quadros absurda, depois de ficar 20 anos sem que nem sequer um concurso fosse realizado.
A APPES já enviou requerimentos ao Governo, ao Chefe da PC/ES, ao Deputado Gilsinho Lopes e a outras autoridades pleiteando a nomeação de todos os peritos papiloscópicos concursados, diante do estado calamitoso em que se encontram muitos dos serviços do cargo, alguns que não são prestados à população por falta de peritos.
Em levantamentos feitos pela Chefia do Departamento de Identificação já ficou comprovado que nem a nomeação de todos os aprovados supre as necessidades do cargo. Projetos do Governo como as microrregiões e o Afis Civil não terão peritos para serem implantados.
Projetos da categoria, como o laboratório de perícias, a duplicação das perícias em locais de crimes, a perícia icnonográfica (retrato falado) e a prosopografia, a perícia necro e outros serviços de igual importância aguardam a nomeação de todos os aprovados para funcionarem.
A APPES e a Comissão dos Aprovados estarão lutando pela nomeação de todos, fazendo votos que o Governo Casagrande, assim como o fez o Governo Paulo Hartung, esteja pensando em melhor atender à sociedade, compreendendo que é vital para a população a oxigenação do cargo de perito papiloscópico.