"A maioria absoluta dos cargos policiais não necessita de nível superior!" (Henrique Herkenhoff)
Há muito tempo não saímos tão preocupados de uma reunião como nesta última realizada com o Secretário de Segurança.
Para que vocês tenham uma ideia, peritos e policiais, o Secretário nos informou que não vê necessidade de escolaridade de nível superior para a quase totalidade dos cargos policiais. Que não vê necessidade de escolaridade de nível superior para peritos que trabalham com documentoscopia, grafotecnia, balística e para peritos que estão na linha de frente levantando vestígios em locais de crimes.
Também alegou não ver qualquer necessidade em escolaridade de nível superior para investigadores, agentes de polícia e escrivães. Para escrivães, o Secretário afirmou ser totalmente desnecessária a exigência de curso de Direito, inclusive.
Para que vocês tenham uma idéia do diálogo mantido na reunião, o Secretário informou ser totalmente desnecessária a exigência de curso de Direito para delegados de polícia, afirmando que os únicos cargos que necessitam de curso de Direito são: juiz, promotor e advogado.
O Secretário afirmou que se chegasse um pouco mais cedo, o concurso que está em andamento na Polícia Civil, incluindo cargos que há vinte anos lutam por sua realização, não seria realizado da forma em que está sendo.
Em face da posição inusitada do Secretário, preocupados com idéias que remetem a categoria policial a tempos execrados por todos, principalmente pela sociedade, estamos preparando um vídeo para ser exibido aqui no site da APPES, relatando algumas opiniões do Secretário, buscando mostrar a Sua Excelência por que entendemos de forma totalmente contrária.
Além disso, a APPES está preparando toda uma documentação para expor ao Secretário, deixando patente quais cursos superiores entende ser imprescindíveis para ingresso no cargo de perito papiloscópico e por quais razões.
A APPES estará brevemente convocando a categoria para uma Assembléia Geral, a fim de passar todas as informações referentes ao encontro com o Secretário.
As dificuldades que se avizinham para o Governador na área de segurança parecem iminentes!