100 ANOS DE TRABALHO EM PROL DO POVO CAPIXABA
Neste ano de 2012 (13 de janeiro de 2012), a Perícia Papiloscópica Capixaba comemora 100 (cem) anos de seu nascimento.
Criada pela Lei nº 799, de 13 de janeiro de 1912, no Departamento de Identificação da Polícia Técnico-Científica do Estado do Espírito Santo, com ela nascia também a Perícia Oficial Capixaba.
Nessa exata data, nos idos de 1912, cidadãos capixabas estariam sendo condenados às galés e às masmorras, às penas de açoite e às de banimento, sem provas robustas que fundamentassem as acusações que eram lançadas contra eles, o que era causa de incontáveis injustiças.
Muitos inocentes pagaram com as próprias vidas por crimes que não cometeram porque não existiam provas técnico-científicas que alicerçassem os julgamentos que eram realizados no Poder Judiciário.
E para tolher o arbítrio, nascia no Departamento de Identificação o ideal de aliar a ciência às provas, garantindo aos cidadãos isenção nas acusações e nos julgamentos em face deles proferidos, visando proteger os mais sagrados Direitos da Humanidade: o Direito à Vida, o Direito à Liberdade e a Presunção de Inocência.
As provas deixaram de ser apenas testemunhais para se transformarem em provas periciais.
Neste momento de nossa existência, relembramos de todos os peritos que prestaram relevantes serviços na Perícia Papiloscópica, hoje já falecidos. Relembramos dos nossos peritos aposentados. Relembramos dos peritos que estão neste momento, sob condições extremas e adversas, prestando imprescindíveis serviços ao povo capixaba. Relembramos de todos os que dependem do nosso trabalho e que nos fazem buscar o melhor a cada dia.
Relembramos aos governantes que precisamos de apoio, de investimentos permanentes, de oxigenação constante em nossos quadros e de maior valorização.
Dentre os inúmeros e relevantes serviços que prestamos à população, ao Ministério Público e à Justiça nesses 100 anos ininterruptos, no Departamento de Identificação construímos a própria identidade legal e segura do povo capixaba.
Você, perito papiloscópico, é a pedra angular dessa história. O primeiro perito oficial nascido no Estado Brasileiro. O fundador da Polícia Científica Capixaba.
Parabéns pelos 100 anos do Departamento de Identificação!