Home / NOTICIAS >> VER TODAS / Continuamos na ponta! Afinal, o que fizeram os “gringos” durante esse tempo?!

Continuamos na ponta! Afinal, o que fizeram os “gringos” durante esse tempo?!

06/05/2011 – 17h27Atualizado em 06/05/2011 – 17h27

Espírito Santo: primeiro em assassinatos de mulheres e segundo no total de homicídios

Dados constam do Mapa da Violência. Número de Homicídios na População Total no Estado saltou em uma década de 1.692 para 1.948

WAGNER BARBOSA – GAZETA ONLINE

 

 

Há dez anos o Espírito Santo ocupa a primeira posição no número de assassinatos contra mulheres e o segundo no número total de homicídios. Os dados constam do Mapa da Violência divulgado nesta sexta-feira (06) pelo Ministério da Justiça.

Segundo o estudo do Ministério da Justiça, o número de Homicídios na População Total no Espírito Santo saltou em uma década de 1.692 para 1.948. No Espírito Santo, em 1998 foram assassinadas 165 mulheres, o equivalente a 11,3% por grupo de 100 mil mulheres. Em 2008 foram 191 execuções: 10,9% assassinatos por cada grupo de 100 mil.

Na lista dos 90 municípios brasileiros com taxas acima de 8 homicídios em 100 mil mulheres, o que representa praticamente o dobro da média nacional, oito são capixabas.

De acordo com o Estudo, Linhares com uma população feminina de 65.775, ocupa a quarta posição nacional com 13 assassinatos em  2008. O índice corresponde a 19,8%¨por grupo de 100 mil mulheres. 

Serra aparece na sétima posição com 35 assassinatos contra mulheres, o que corresponde a 17,3%. Na sequência aparecem Cariacica, 11ª posição; Aracruz, na 18ª e Vitória na 20ª.

Ainda aparecem na lista dos municípios mais violentos contra mulheres, os municípios capixabas de São Mateus: 28ª posição; Guarapari na 31ª posição e Vila Velha na 53ª posição. 

 

Assassinato de mulheres no Brasil

Entre 1998 e 2008, foram assassinadas no país 42 mil mulheres em um ritmo que acompanhou quase estritamente o crescimento da população feminina. As taxas anuais do período rondaram sempre os 4,25 homicídios para cada 100 mil mulheres.

As armas de fogo continuam sendo a principal causa dos homicídios, tanto femininos quanto masculinos, só que em proporção diversa. Nos masculinos, representam quase ¾ dos incidentes, enquanto nos femininos, pouco mais da metade.

Já outros meios, além das armas, os quais exigem contato direto, como objetos cortantes, penetrantes, contundentes, sufocação etc., são mais comuns quando se trata de violência contra a mulher, aponta o estudo.

Outra informação registrada na Declaração de Óbito é o local do incidente que originou as lesões causadoras da morte da vítima. Entre os homens, só 17% dos incidentes aconteceram na residência ou habitação. Já entre as mulheres, essa proporção se eleva para perto de 40%

Estado quer ações integradas para reduzir homicídios

Ações integradas entre o Governo do Estado e os municípios é um dos caminhos para reduzir o número de assassinatos no Espírito Santo e garantir que a federação capixaba não tenha outros destaques negativos em futuras pesquisas. Um projeto do Palácio Anchieta prevê essa articulação com base não apenas no enfrentamento e na prevenção por parte das foças de seguranças, mas também de iniciativas que resultem em melhores condições de vida de populações que vivem em áreas carentes. 

As informações são do secretário de Estado de Ações Estratégicas, André Garcia, que esteve reunido no início da noite desata sexta-feira (6), com prefeitos e representantes de municípios da Grande Vitória.  

"Os indicadores de assassinatos estão elevados ainda, mas eu tenho certeza que as próximas projeções vão indicar um processo em que os homicídios irão reduzir gradualmente, como já estamos constatando. O primeiro quadrimestre deste ano, por exemplo, já teve uma redução de 18% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado", afirmou o secretário.  

Garcia informou, por exemplo, que no mês de abril deste ano foram registrados 155 homicídios, contra 195 assassinatos no mesmo mês do ano passado. O encontro entre os chefes das administrações municipais com Garcia, e os secretários de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, e do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas, Ângelo Roncalli, foi realizado no gabinete do governador Renato Casagrande (PSB), na sede do Governo, em Vitória. A expectativa é que em breve sejam realizados programas sociais em parceria com os municípios da Grande Vitória.

 

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.