Home / NOTICIAS >> VER TODAS / MODERNIZAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO CIVIL E CRIMINAL DO ES – UM NOVO TEMPO!
colodoro1.jpg - 94.39 Kb

MODERNIZAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO CIVIL E CRIMINAL DO ES – UM NOVO TEMPO!

colodoro1.jpg - 94.39 KbOs peritos papiloscópicos assistiram a uma palestra de Carlos Colodoro, responsável pela modernização do Sistema de Identificação Civil e Criminal capixaba, apresentando o modelo que está para ser implantado a partir de 2012 no Departamento de Identificação. A palestra ocorreu no Auditório da PC/ES.

Para que se tenha uma idéia do modelo que será adotado, semelhante ao do Distrito Federal, o Instituto de Identificação do DF (II/DF) tem sido responsável, sozinho, pela elucidação de 30% dos crimes, havendo casos de delegacias cujo índice de elucidação beira a 60% com base nas perícias dos peritos papiloscopistas locais.

Sem dúvida, as perícias do II/DF são consideradas hoje em dia uma das maiores ferramentas da Polícia Civil no combate à criminalidade. E uma ferramenta pericial que apresenta resultados claros, indubitáveis, para fundamentar os inquéritos policiais com provas irrefutáveis em face dos criminosos.

colodoro2.jpg - 92.65 KbProvas periciais que de fato levam à autoria inconteste dos delitos, não se tratando de arremedo de provas que apenas descrevem a dinâmica dos delitos sem conclusões objetivas para fundamentar as acusações contra os criminosos.

E o modelo a ser adotado no ES será uma versão aprimorada do utilizado no DF (que ainda não está completamente concluído), com a aplicação de métodos mais avançados e a inclusão de possibilidades que ampliarão largamente a participação dos peritos papiloscópicos capixabas nas decisões tomadas na Justiça contra os criminosos.

Paralelamente, o Departamento de Identificação vai se transformar num dos maiores e mais requisitados centros de fornecimento de informações para todos os demais setores públicos, especialmente delegacias, Ministério Público e Justiça, e para a inciativa privada (bancos, comércio, biometria doméstica e de segurança), passando a ter capacidade de ofertar on line e em poucos minutos dados civis e criminais de todos os cidadãos capixabas.

colodoro3.jpg - 78.56 KbCom a interligação ao Registro de Identidade Civil Único, as possibilidades se alargarão para todo o País, cumprindo os peritos papiloscópicos um novo papel de ponta que se avizinha para os integrantes do cargo.

Na palestra, Carlos Colodoro passou os detalhes de como anda o processo para a implantação do novo sistema, sendo ouvido atentamente pelos peritos presentes, respondendo a todas as perguntas que eram formuladas. Brevemente, a categoria será chamada para estar tomando conhecimento mais aprofundado do projeto a ser implantado e para participar e dar sugestões efetivas na sua construção definitiva, afirmou Colodoro.

É como sempre temos dito a certos colegas reticentes que desrespeitam as atividades alheias: a hora da união de todos os cargos da Polícia Científica é agora, pois está chegando o momento em que vão cair na realidade, compreendendo a dimensão do crescimento do Departamento de Identificação. Mas, a partir daí, quem não vai querer saber mais de unificação são os Peritos em Papiloscopia!

colodoro4.jpg - 65.29 Kb

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.