A Appes já requereu várias vezes da Chefia de Polícia que designe uma equipe de peritos fotográficos para acompanhar a perícia papiloscópica em locais de crimes. Como sempre, as evasivas são as mesmas: o baixo número de profissionais da fotografia.
Entretanto, dos catorze profissionais hoje existentes, nenhum deles está localizado no Departamento de Identificação, ficando vários laudos dos peritos papiloscópicos sem a instrução fotográfica, gerando controvérsias na Justiça, nos processos.
Todos os profissionais da fotografia ficam deslocados para a confecção de meros laudos de constatação da existência de fatos delituosos, geralmente sem qualquer resultado positivo, enquanto laudos positivos constatando a existência dos crimes e sua autoria seguem sem a instrução fotográfica.
No Distrito Federal, por exemplo, todos os crimes contra o patrimônio estão sob a responsabilidade dos peritos em papiloscopia, que instruem seus laudos com as fotografias necessárias. Aqui no ES, falta de acuro com os interesses da sociedade impera. Os criminosos mandam, em detrimento dos interesses da população. Deve ser por isso que o ES é o campeão nacional de todo tipo de crime.
Esgotados todos os pedidos possíveis, e sem qualquer solução, semana que entra estaremos bloqueando as viaturas nos locais de crimes até a chegada do profissional da fotografia para fotografar os locais periciados pelos peritos papiloscópicos.
Paralelamente, estaremos comunicando ao MP o descaso!
PERÍCIA PAPILOSCÓPICA: A PERÍCIA MAIS EFICIENTE QUE EXISTE!