IV Congresso de Perícias Necropapiloscópicas e III Encontro Nacional sobre Pessoas Desaparecidas e Desastres de Massa
Vitória, 17 de agosto de 2014
Acaba de ser realizado com muito sucesso na Capital da Paraíba (13, 14 e 15/08), João Pessoa, o IV Congresso Nacional de Perícia Necropapiloscópica e o II Encontro Nacional sobre Pessoas Desaparecidas e Desastres de Massa.
O evento foi realizado pela Fenappi e pela Associação dos Peritos Papiloscopistas da Paraíba, contando com o apoio da Senasp. Debates e técnicas científicas de ponta ligadas à Necropapiloscopia foram apresentados, inclusive com inovações que devem alterar a aplicação de vários procedimentos até fora do país.
Muitos cidadãos não sabem, mas a quase totalidade das perícias para identificação de corpos nos Departamentos Médico-Legais são feitas pelos peritos em papiloscopia, por meio das perícias necro. E a grande maioria das perícias de identificação de corpos em desastres de massa também são feitas pelos peritos papiloscópicos por meio das perícias necro.
Pessoas Desaparecidas
No que tange ao tema pessoas desaparecidas, a importância do evento fica registrada nas palavras do professor da UFG e cientista político, um dos poucos e mais reconhecidos estudiosos do país sobre importante assunto, Djaci David de Oliveira, que afirmou diante do Dep. Federal Luiz Couto, um dos lideres dos “direitos humanos” na câmara federal, do vice-presidente do CONASP, Sr. Almir e dos Diretores dos IIs do Brasil, que hoje a “FENAPPI é a única entidade do País, entre publicas e privadas que discutem o tema”.
O Presidente da ASPPEPB, Clébio da Silva Gomes, e os peritos locais não mediram esforços para realizar um evento à altura dos temas apresentados, atribuições dos peritos em papiloscopia brasileiros. Os peritos papiloscópicos capixabas estiveram presentes em muito bom número e estarão passando as novidades para os demais peritos capixabas.
Próximo evento
Ficou deliberado que o próximo Congresso será realizado em 2016, em Natal-RN. Antes, porém, teremos o Congresso Nacional de Perícias Papiloscópicas em 2015, no Rio Grande do Sul.
A Federação Nacional dos Peritos em Papiloscopia – Fenappi, por meio do Presidente Antônio Maciel Aguiar Filho e sua diretoria, tem trabalhado arduamente para levar a todos os rincões do Brasil os Congressos e os novos conhecimentos e ciências aplicados à identificação. Muito conhecimento de ponta chega aos peritos por intermédio da Fenappi nos eventos realizados, diante da dificuldade encontrada pelos colegas para terem acesso a novas tecnologias.
Um trabalho muito importante para a categoria e para a sociedade.