Home / NOTICIAS >> VER TODAS / GOVERNADOR: A POPULAÇÃO MERECE ESSE AVANÇO EFETIVO

GOVERNADOR: A POPULAÇÃO MERECE ESSE AVANÇO EFETIVO

Do: Setor de Jornalismo APPES/FENAPPI

O Governo do Estado de Goiás e a população estão colhendo os frutos dos investimentos feitos no Instituto de Identificação, após a transformação de toda a estrutura da identificação local com a implantação dos sistemas informatizados biométricos mais avançados.

Capitaneado pelo competente Secretário de Segurança Ricardo Balestreri, o programa de modernização do Instituto de Identificação contou com investimentos de 45 mi (quarenta e cinco milhões) dos cofres do próprio Estado, que encampando as propostas a ele apresentadas imediatamente vislumbrou estar diante de uma solução efetiva para aplicar na segurança pública de Goiás.

Começou colocando uma direção para o Instituto de Identificação reconhecidamente comprometida com o conhecimento científico, antenada com toda a modernização biométrica necessária para dar um up na segurança da população. Assim, nomeou para o cargo de Diretor do Instituto o Presidente da Federação Nacional dos Peritos em Identificação – Fenappi, o perito Antônio Maciel.

Nas palavras do Secretário: “O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri, afirmou na manhã desta sexta-feira (06/10), em entrevista à Rádio 730, que os números da queda de todas as 12 naturezas de crimes em Goiás por nove meses consecutivos em 2017 são ‘extraordinários, técnicos e reais… Ele destacou a queda em 41% nos latrocínios, que considera “o mais vil e agressivo dos crimes, que é matar alguém para roubar’”. Suas palavras refletem a realidade de Goiás após a implantação do sistema (confira aqui).

Reunião com Secretário de Segurança do ES para implantação do Afis

No Estado do Espírito Santo está sendo desenvolvido desde 2010 o Projeto ‘Identificação Digital’. Este projeto visa informatizar a identificação civil e criminal da população capixaba por meio do sistema biométrico IAFIS (Integrated Automated Fingerprint Identification System – confira aqui), plataforma biométrica que integra sistemas automatizados de impressões digitais e palmares, identificação facial, identificação pela Iris e pela voz, também linkando todos os Municípios Capixabas ao Departamento de Identificação (confira aqui).

Além de modernizar totalmente a identificação dos capixabas, contribuindo efetivamente para a segurança pública e o enfrentamento à criminalidade, acabando com fraudes se falsificações diárias, burla à identificação civil e criminal, os cidadãos passariam a ter segurança, comodidade e presteza nos serviços que lhes são devidos.

A Associação dos Peritos Papiloscópicos se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, André Garcia, dias atrás para pedir apoio na implantação da informatização do Departamento de Identificação.

No Espírito Santo essa informatização está sendo debatida desde 2010 para ser efetivada por meio de uma Parceria Público-Privada – PPP. Os valores a serem aplicados pelo ES não chegam nem perto do que foi aplicado pelo Governo de Goiás. Lá o governo bancou 45 mi dos próprios cofres; aqui a iniciativa privada arcaria com os custos maiores, ficando o Estado com parcela anual mínima, que seria plenamente coberta pelos lucros advindos dos serviços a serem prestados (na opinião das empresas interessadas na casa dos muitos milhões).

Constata-se uma grande empolgação das pessoas envolvidas diretamente na implantação do sistema, compreendendo sua importância política, social e efetiva para a segurança pública.  Tanto no setor de PPP’s do Governo quanto na Sesp.

E o que se foi pedir ao Secretário de Segurança é que encampe a ideia como artífice de sua implantação. A Associação foi bem recebida pelo Secretário, que conhece o projeto e se comprometeu a envidar esforços para que a população capixaba também tenha ao dispor essa ferramenta imprescindível para a segurança pública e para a sociedade.

A mudança para melhor é da água para o vinho e a população capixaba merece um serviço de ponta. Mas, urge tirar o sistema do papel.

Seguem links para consultas:

BALESTRERI DIZ QUE QUEDA DA CRIMINALIDADE NO ESTADO É “EXTRAORDINÁRIA, TÉCNICA E REAL”

http://www.ssp.go.gov.br/destaques/balestreri-diz-que-queda-da-criminalidade-no-estado-e-extraordinaria-tecnica-e-real.html

‘Notícias do TJGO

Presidente Gilberto Marques Filho visita Instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás’

http://tjgo.jus.br/index.php/home/imprensa/noticias/161-destaque1/16454-presidente-do-tjgo-visita-instituto-de-identificacao-da-policia-civil

Segurança Pública de Goiás apresenta novo sistema de identificação

https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/seguranca-publica-de-goias-apresenta-novo-sistema-de-identificacao-107145/

Sistema de identificação civil e criminal de Goiás é um dos mais modernos e amplos do país

http://www.goiasagora.go.gov.br/sistema-de-identificacao-civil-e-criminal-de-goias-e-um-dos-mais-modernos-e-amplos-do-pais/

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.