O objetivo maior da atual direção da APPES é a realização de concurso para o cargo de perito papiloscópico.
Exatamente por isso, a Associação está agendando um encontro com o Secretário de Segurança para tratar dessa questão, pois já se vão 20 (VINTE) ANOS sem a realização de concurso para o cargo.
Entra ano e sai ano e a APPES cobra do governo o concurso, sem nenhuma resposta positiva.
Diante da inércia, a APPES entrou recentemente com uma ação popular pedindo à Justiça que impeça que funcionários de prefeituras exerçam atividades do cargo de perito papiloscópico (privativas de peritos policiais) e que imponha a realização do concurso.
Segundo informações, a Justiça já cobrou do governo uma posição sobre a questão dos peritos papiloscópicos e sobre esse fato lamentável de funcionários de prefeituras, sem concurso público e sem o devido preparo para tanto, estarem exercendo atribuições exclusivas de peritos, colocando dados e impressões digitais da população num sistema que é utillizado para fornecer laudos para a Justiça sobre a real identidade das pessoas e dos criminosos.
Essa semana (01/10/09) chegou ao nosso conhecimento que o governo pretende, finalmente, realizar concurso para o cargo.
Vamos agendar uma reunião com o secretário para trazer para os peritos a real posição do governo. Mas, pelo andar da carruagem, parece que a coisa agora vai, depois de tantos anos e pedidos.
O governo precisa entender definitivamente que o cargo de perito papiloscópico é um dos mais importantes do serviço público. E precisa valorizar seus integrantes para que a população tenha a prestação de serviço que merece.
Notícia adicionada em: 10/1/2009 5:54:58 PM