Home / NOTICIAS >> VER TODAS / APPES pleiteia nomeação de todos os aprovados no concurso 2010
Escudo_Appes.jpg - 28.60 Kb

APPES pleiteia nomeação de todos os aprovados no concurso 2010

Escudo_Appes.jpg - 28.60 Kb

REQUERIMENTO

 

Da: ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS PAPILOSCÓPICOS DO ES

 

Ao: SENHOR CHEFE DE POLÍCIA CIVIL/ES

       MD. DR. JOEL LYRIO JUNIOR

 

 

SENHOR CHEFE DE POLÍCIA

 

Há quase vinte anos não era realizado concurso para o cargo de perito papiloscópico do Departamento de Identificação.

Isso fez ocasionar uma defasagem muito grande nos quadros da categoria, encontrando-se sem funcionar como deveriam, por falta de peritos, seções do Departamento muito importantes para a sociedade, algumas completamente e outras parcialmente.

A defasagem é imensa, fazendo com que serviços de perícia em locais de crimes e de pesquisas não sejam realizados como deveriam, causando um desserviço para a sociedade e grande impunidade. Para que se tenha uma ideia, a falta de peritos transforma a Polícia Civil capixaba numa das maiores patrocinadoras de ilegalidades, ao emitir duas, três, quatro, cinco carteiras de identidade para um mesmo cidadão, fato que ocorre constantemente.

Dos 78 postos de identificação do estado, em apenas 18 deles encontra-se localizado pelo menos um perito Papiloscópico, enquanto nos demais 60 postos funcionários de prefeituras realizam serviço privativo de policiais, em flagrante afronta á legislação.

Nesses quase 20 anos sem concurso, a população capixaba aumentou vertiginosamente, enquanto o quadro de peritos papiloscópicos se reduziu na mesma proporção.

A APPES solicitou que fossem abertas 120 vagas para o cargo, de acordo com o organograma superado de 1990, haja vista que a situação é crítica e os serviços prestados pelos peritos papiloscópicos aumentam dia a dia.

Recentemente, o IBGE divulgou dados informando que foram cometidos 230.000 (duzentos e trinta mil) roubos, furtos e demais crimes contra o patrimônio no ES, em apenas um ano (2009/2010). Desse total, os peritos papiloscópicos foram convocados para periciar apenas 1% deles, fato que transforma nosso Estado num dos maiores patrocinadores da impunidade jamais vistos.

Dessa forma, em caráter de urgência, vimos REQUERER dessa Chefia que pleiteie junto ao Governo a nomeação de todos os peritos papiloscópicos concursados e aprovados nos testes físicos e médicos do último concurso.

A nomeação de todos os aprovados, apesar de insuficiente, busca estar sanando as deficiências dos quadros da categoria, garantindo a prestação de um melhor serviço para a sociedade e coibindo que as atribuições da categoria sejam exercidas por pessoas não pertencentes aos quadros policiais, de forma contrária às leis.

A nomeação de todos os aprovados ainda vai deixar os quadros da categoria defasados, haja vista que o último concurso foi realizado há vinte anos.

 

 

Esperando Deferimento,

Vitória/ES, 20 de abril de 2011.

 

  

Antônio Tadeu Nicoletti Pereira

Presidente da APPES

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.