O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão fazendo perícias e laudos no caso do desabamento da creche em Cariacica, que culminou com a trágica morte de duas crianças, conforme matéria abaixo.
É um caso para vocês entrarem na Justiça, buscando impedir que esses laudos sejam feitos por pessoas que, na visão de vocês, não são peritos oficiais e, portanto, não poderiam fazê-los. Alías, deveriam entrar também contra os bioquímicos, os toxicologistas e os incontáveis cargos que fazem perícias e laudos, diariamente.
Ou será que o problema é apenas com os peritos papiloscópicos e seus seculares laudos e perícias?
"Laudo dos Bombeiros aponta que creche tinha risco de desabamento
No parecer da Defesa Civil, é necessária a demolição de toda a cobertura da creche.
O desabamento do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Amélia Virgínia Barbosa Machado, localizado no bairro Antônio Ferreira Borges, em Cariacica, já era uma tragédia anunciada. É o que aponta o laudo do Corpo de Bombeiros divulgado nesta sexta-feira (10). De acordo com o documento, a creche já apresentava evidências da possibilidade de desabamento e risco de morte para os frequentadores. No entanto, estes sinais eram perceptíveis apenas a pessoas com conhecimentos técnico.
Segundo descrição do documento, o imóvel "já apresentava evidências da existência de risco à integridade física, à vida e ao patrimônio das pessoas sem, contudo terem se manifestadas aos olhos dos ocupantes daquela edificação até pela ausência de sinais evidentes que pudessem ser visualizados por leigos".
No acidente, que aconteceu no dia 1º de dezembro, duas crianças morreram e outras cinco ficaram feridas. O laudo dos Bombeiros mostra que a o telhado foi construído de forma incorreta. E um dos pilares não era forte o suficiente para aguentar o peso.
No parecer da Defesa Civil, é necessária a demolição de toda a cobertura da creche, bem como a interdição da edificação "até que medidas corretivas e/ou recuperativas de reforço e/ou recuperação estrutural sejam tomadas por empresa e/ou profissionais qualificados para tanto". No entanto o órgão ressalta que isso somente após a edificação apresentar condições favoráveis de estabilidade, saneabilidade, salubridade e habitabilidade segundo a ABNT – Associaçao Brasileira de Normas Técnicas.
Na próxima semana o titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Cariacica – DCC-C -, delegado Germano Pedrosa, vai receber o laudo da Polícia Civil. Testemunhas já foram ouvidas pela polícia, mas a punição de possíveis culpados só ocorrerá ao final das investigações. O Conselho Regional de Engenharia também estuda a possibilidade de vistoriar o local do desabamento.
A empresa que realizou a obra foi identificada e notificada, porém ela não existe mais no Espírito Santo. Se ficar comprovado que o engenheiro errou, ele pode sofrer penalidades que vão desde uma advertência pública até a cassação do registro. Ele pode responder pelos crimes de negligência, imprudência e imperícia.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica informou que já foi instaurada uma Comissão Especial de Sindicância para rigorosa apuração dos fatos relacionados e que ainda não foi oficialmente comunicada sobre o laudo apresentado pela Defesa Civil Estadual. Assim que o laudo for encaminhado oficialmente, bem como laudos e informações de outros órgãos como Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, será devidamente analisado pelos membros da Comissão de Sindicância que ao final de seus trabalhos apresentará relatório sobre a apuração realizada acerca das responsabilidades sobre o fato.
A Prefeitura também realizará uma perícia técnica no local por meio de uma empresa especializada, conforme orientação do CREA/ES. A data da perícia ainda não foi definida. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cariacica, ainda não há previsão para o retorno das aulas na antiga unidade, que precisa passar por restaurações."