Os peritos em criminalística realizaram uma assembleia geral (20/01) e deliberaram pela autonomia em relação à PC/ES, pretendendo a vinculação do Departamento de Criminalística à Sesp (Secretaria de Segurança).
Evidentemente que os peritos papiloscópicos não concordam com o modelo decidido pelos outros colegas peritos e diametralmente vão se colocar contra a posição que firmaram, impedindo a vinculação do Departamento de Identificação à Sesp.
E vão se colocar contra por um motivo muito simples: o Supremo Tribunal Federal já decidiu que a saída da SPTC dos quadros da PC retira os peritos dos órgãos da Segurança Pública. Assim sendo, como pretender ficar vinculados a uma Secretaria se a Corte Suprema de Justiça do País já afirmou que não tem procedência?
Além disso, os peritos papiloscópicos querem autonomia funcional de fato e de direito. Não pretendem que o Departamento de Identificação passe a ficar vinculado a secretários de todos os matizes que entram e saem da Sesp ao sabor dos ventos, inclusive da área militar. É sair de um julgo e entrar em outro.
Modelo dos Peritos Papiloscópicos
Os peritos papiloscópicos vão exigir para o cargo a autonomia preconizada em lei. Mas, vão exigir num modelo que vai ser deliberado pela categoria na próxima semana, também em assembleia geral. E quem vai deliberar isso é a categoria, e mais ninguém!
Para a categoria, se a subordinação ao Chefe da PC fere a autonomia, a subordinação ao Secretário também fere. Ambos os modelos estão ultrapassados e afrontam os direitos do cargo. E os peritos do Departamento de Identificação querem o tratamento que de fato merecem.
A categoria está construindo seu projeto de lei e vai apresentar diretamente ao Governador do Estado. O Departamento possui condições de ter sua própria arrecadação e realiza trabalhos tanto na área pericial quanto na área política e da cidadania que o credenciam a caminhar com suas próprias pernas, sem depender de absolutamente ninguém. O Departamento tem credenciais e condições de se reportar apenas e unicamente ao comando maior do Estado. E é por isso que vai lutar!
O modelo de autonomia dos peritos papiloscópicos encontra-se prontinho, devendo ser debatido pelos integrantes do cargo daí a uns dias, sendo em seguida encaminhado ao Governador para conhecimento.
Novos horizontes de valorização e reconhecimento pleno são vislumbrados para a perícia papiloscópica, fundadora da Perícia Oficial Capixaba e Brasileira, neste ano de 2012 em que comemora os 100 anos de sua fundação.
De 2012 em diante, os peritos papiloscópicos pretendem se reportar diretamente ao Governo do Estado, ganhar a valorização que merecem e se livrar definitivamente das amarras que vêm causando seu atraso e sua independência plena garantida em lei. Amarras, claro, que não se encontram apenas na PC/ES.
SEMANA QUE VEM, ASSEMBLEIA GERAL!
A HORA DA LIBERDADE E DA VALORIZAÇÃO ESTÁ CHEGANDO!