A Associação dos Peritos Papiloscópicos realizou nesta última sexta-feira (27/05/2011) uma reunião com alguns peritos papiloscópicos aposentados.
Alguns assuntos de importância para os colegas aposentados foram debatidos na reunião, dentre eles:
1) Paridade e integralidade salarial;
2) Ações judiciais da APPES: colocação de todos os aposentados na referência 17 da tabela de subsídios; reconhecimento da aposentadoria da mulher policial perita Papiloscópica com 25 anos de serviço e devolução do dinheiro do nível superior.
3) Autonomia da SPTC e como ficarão os direitos dos aposentados.
Ficou deliberado nessa primeira reunião que os demais aposentados serão convocados para participarem de encontros periódicos para ficarem a par das ações da APPES, principalmente da discussão da autonomia da Polícia Técnica.
Foi criada recentemente uma comissão pelo superintendente da Polícia Técnica para organizar todo o processo de discussão da autonomia da SPTC. Serão elaborados questionários, pesquisas, seminários e debates para decidir qual o melhor caminho a ser seguido pela Polícia Científica e qual o novo modelo será adotado para ela no ES.
Grandes e definitivas alterações podem advir dessa autonomia, atingindo tanto peritos da ativa como aposentados, e os colegas aposentados também devem ter o direito de se pronunciar a respeito de qualquer mudança relativa aos seus direitos.
A APPES está sendo a primeira (e única) Entidade a se preocupar com os direitos dos aposentados nessa nova configuração que pode decorrer da autonomia. Questões como a transformação da SPTC numa autarquia trazem inúmeros reflexos e devem ser levadas ao conhecimento dos aposentados para que sejam preservados direitos e não ocorra como ocorreu com o subsídio, em que o governo tentou prejudicar aposentados de várias formas.
Aposentado (a): você está convocado para os próximos encontros organizados pela APPES! Esteja preparado para participar ativamente quando forem deflagrados os seminários e os questionários que vão decidir a questão da autonomia da Polícia Técnica.
A APPES está permanentemente na defesa dos direitos dos aposentados.
Portanto, participe e fique alerta.