Home / NOTICIAS >> VER TODAS / AUTONOMIA DA SPTC: COMISSÃO DECIDE PELA SAÍDA DA PC

AUTONOMIA DA SPTC: COMISSÃO DECIDE PELA SAÍDA DA PC

Desvinculação da SPTC da PC/ES é aprovada!

Com apenas um voto contra – o da Chefe do Departamento de Identificação, a “comissão da autonomia” decidiu que a Polícia Técnica deve sair da Polícia Civil, passando a ser totalmente autônoma.

A posição particular da Chefe do Departamento de Identificação, a par de ponderada, não está escudada na posição unânime da categoria, que quer o Departamento de Identificação totalmente autonônomo, com verba própria e livre de qualquer amarra a modelos retrógrados que objetivem privilegiar intereses que não os dos peritos papiloscópicos e da sociedade.

Os peritos papiloscópicos já deliberaram em Assembleia Geral sua posição (leia aqui), deixando claro que querem autonomia e independência de fato e de direito, fazendo do Instituto de Identificação capixaba um modelo nacional de vanguarda. Mas uma autonomia plena principalmente em relação a velhos e novos “xerifes” de plantão, como se vê Brasil afora, que pensam em tudo em matéria de benefícios particulares, menos no interesse maior da sociedade. E isso se comprova ao se constatar o abandono da identificação humana no País.

A APPES entende que a figura do superintendente delegado coordenando os trabalhos da comissão da autonomia perdeu qualquer sentido, a partir do momento em que a posição quase unânime foi pela saída da SPTC da PC/ES. E já deixa patente aqui de público para o governo que não permitirá nem sequer um milímetro de retrocesso nos direitos da categoria e na autonomia do Departamento de Identificação.

A APPES entende, inclusive, que a categoria deveria se retirar da presepada dos 100 anos que o governo usurpou dos peritos papiloscópicos para fazer festa politiqueira com coisas sérias, desvirtuando a história. Os cem anos, secretário de insegurança, é do Departamento de Identificação. E quem não quiser aceitar isso que faça festa com quem bem entender. Melhor fazermos nosso próprio seminário de forma separada.

Se o governo, diante do que assiste diariamente, não possui condição e competência para gerir a segurança da sociedade, que assuma as consequências de sua omissão. Uma coisa deixamos patente: aqui no ES, o Departamento de Identificação e seus peritos serão respeitados em seus direitos e em sua autonomia. Quem quiser “brincar” de segurança, que arrume parceiros que aceitem.

A APPES não esteve presente nesta reunião e vai apenas se pronunciar nos momentos em que for necessário salvaguardar os direitos da categoria. Podíamos sair dessa história com o pleno reconhecimento que a perícia merece, principalmente salarial, mas, como diz o ditado: “névoa baixa, sol que racha”.

OS PERITOS PAPILOSCÓPICOS EXIGEM AUTONOMIA

EM RELAÇÃO À PC E A NOVOS PRETENSOS INTENDENTES GERAIS

AUTARQUIA: AÍ VAMOS NÓS!

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.