Home / NOTICIAS >> VER TODAS / AUTONOMIA DA SPTC: PERITOS PAPILOSCÓPICOS QUEREM INVESTIMENTO E LIBERDADE PLENA
assembleia 27-01-2012

AUTONOMIA DA SPTC: PERITOS PAPILOSCÓPICOS QUEREM INVESTIMENTO E LIBERDADE PLENA

assembleia 27-01-2012

Dando continuidade à Assembléia Geral permanente que vem sendo mantida durante todo o processo de construção do projeto de um novo modelo para a SPTC, os peritos papiloscópicos debateram e deliberaram a respeito dos eixos que delineiam o projeto: autonomia, unificação de nomenclaturas, valorização salarial e estrutura da SPTC.

Esses são os eixos definidos na Comissão da Autonomia criada pelo Governo para estudar e encontrar um modelo ideal de SPTC que servirá de base para a Perícia Oficial capixaba.

Ao longo de quase quatro horas de debates, a categoria pode estar se informando sobre a construção do modelo, aprofundando-se no ponto principal da Assembléia Geral, que foi o modelo de autonomia que a categoria entende ser adequada aos seus direitos e que pretende ver criada pelo Governo.

Os peritos papiloscópicos, assim como todos os demais cargos já deixaram claro na reunião da Comissão da Autonomia, também não aceitam que a SPTC vire uma autarquia. Isso já ficou estabelecido por médicos legistas, peritos criminais, peritos bioquímicos, peritos criminais especiais, peritos fotográficos, etc.

Nenhum dos cargos da SPTC admite que a Perícia seja sucateada numa autarquia, pois entendem que se o Governo pretende de fato valorizar a Perícia Oficial, deve dar a ela um status aproximado ao que hoje é dado ao Ministério Público. Isso sim se chama autonomia com todas as letras.

Entretanto, os peritos papiloscópicos decidiram por unanimidade que a categoria precisa de autonomia plena para bem exercer suas atividades sem pressões de qualquer tipo, tendo suas atividades valorizadas e respeitadas, o que não ocorre no modelo vigente. E querem autonomia imediata!

O projeto de autonomia construído pelas Entidades representativas dos peritos na APPES colocando a Perícia Oficial vinculada direta e unicamente ao Gabinete do Governador foi aprovado por aclamação uníssona. E a categoria quer uma posição do Governo urgente e rápida sobre esse direito dos peritos oficiais, garantido pela legislação que rege essa matéria.

Esse modelo se encontra na APPES para conhecimento de todos os peritos papiloscópicos, só devendo ser publicado aqui no site depois de sua apresentação na Comissão da Autonomia, deliberaram os peritos presentes.

Além disso, os peritos papiloscópicos querem que investimentos de fato sejam feitos no Departamento de Identificação, ainda mais neste ano do centenário do cargo aqui no ES, cobrando do Governo que as verbas arrecadadas pelo Departamento de Identificação sejam aplicadas unicamente na aquisição de equipamentos para o próprio Departamento e em cursos de aprimoramento constante para os integrantes da categoria.

Unidos como uma rocha na defesa dos interesses do cargo e da Perícia Oficial, os peritos papiloscópicos vão cobrar contundentemente que agora o discurso saia de fato do papel e que os seus direitos sejam respeitados.

Autonomia, valorização salarial e uma estrutura moderna e funcional para o Departamento de Identificação é a síntese da luta dos peritos papiloscópicos nesse ano em que se comemora o nascimento da Perícia oficial capixaba em 1912 com a perícia papiloscópica.

A categoria ainda deliberou pela continuação da Assembléia Geral permanente, devendo a APPES convocar todos periodicamente para estar informando todos os passos a serem tomados na Comissão da Autonomia. Chega de falta de investimentos, de falta de valorização e de intromissões no Departamento de Identificação!

AUTONOMIA, INVESTIMENTOS E VALORIZAÇÃO!

PERÍCIA PAPILOSCÓPICA: 100 ANOS NO ES!

 

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.