Os peritos papiloscópicos têm assistido a uma disputa de força entre a Direção do Departamento e a Superintendência de Polícia Técnica que nenhum interesse possui para a categoria e muito menos para a sociedade.
Deixando de cumprir o único papel para o qual foi colocado no cargo, que era construir a autonomia da Polícia Científica e a unificação dos cargos da Perícia, o Superintendente resolveu realizar um monte de alterações no Departamento de Identificação, e só no Departamento de Identificação, ferindo a autonomia funcional preconizada na Lei 12030/09.
O prazo dado ao atual Superintendente para entregar o projeto de autonomia e de unificação dos cargos é o mês de janeiro de 2012. Esse foi o prazo pactuado na Chefia de Polícia. Tudo, entretanto, parece mais um enrolation.
No que tange à Direção do Departamento, os peritos papiloscópicos defendem a democratização na indicação do Diretor, nos mesmos moldes do adotado na PC do Distrito Federal: três peritos eleitos pela categoria, cujos nomes serão levados ao Governo para a escolha de um deles.
Levamos ao conhecimento da Chefia da PC que o clima no Departamento não está nada bom. Problemas urgentes da categoria, com reflexos diretos para a sociedade, estão sendo relegados a último plano, enquanto a cúpula disputa quem tem mais poder. Os peritos papiloscópicos não vão aceitar esse descalabro em hipótese alguma.
Os peritos papiloscópicos estão aguardando que o bom senso volte a reinar e que o interesse público seja respeitado. Mas uma greve já está bem encaminhada para qualquer momento, se interesses pessoais continuarem a se sobrepor aos interesses maiores do cargo e da população.
Uma falta de respeito pelos interesses do cargo e da sociedade que está deixando os peritos papiloscópicos estupefatos!
É ESSA A AUTONOMIA FUNCIONAL QUE PRECEITUA A LEI 12.030?!
O DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO NÃO É A CASA DA MARIA JOANA!