CARTA ABERTA ÀS
AUTORIDADES E À POPULAÇÃO
“REST IN PEACE”
Se parcela da categoria ainda não tomou conhecimento ou consciência da real intenção da atual direção da PC em relação ao cargo de perito papiloscópico, tristemente temos a informar que ela é muito clara: A CHEFIA DE POLÍCIA ESTÁ IMPONDO UM PROCESSO LENTO PARA ACABAR COM O CARGO.
E acabar de forma disfarçada, sob um escamoteado pretexto de estar equacionando e tornando o serviço mais eficaz – uma inverdade que provamos ser totalmente estapafúrdia e contrária aos direitos do cargo, atingindo por conseqüência os interesses da população que será prejudicada.
Infelizmente, num estado onde a violência toma conta de tudo e no qual os peritos papiloscópicos poderiam estar auxiliando fortemente a combater os criminosos, a categoria não possui o mínimo respeito por sua autonomia e seus direitos, sendo utilizada como massa de manobra para sua própria destruição.
Caminhando na contramão de todos os demais governadores e direções das PC’s, inclusive do candidato do próprio PSB à Presidência, que elevou o perito papiloscopista de Pernambuco a patamar diferenciado, o que se assiste é a uma agressão a um cargo centenário, sem que nenhum órgão, principalmente o MP, tome qualquer atitude. Simplesmente assistem a tudo inertes, apesar de acionados para adotar as medidas cabíveis.
Não há mais o mínimo prazer em se dirigir ao Departamento de Identificação para trabalhar. Isso na verdade se transformou num martírio, traduzido em doses diárias de calmantes para suportar a morte lenta e cruel. Um local de trabalho que já foi outrora o melhor da PC.
Gente estranha aos quadros da categoria usurpam diária e permanentemente as funções do cargo na cara da Polícia e sua Corregedoria, sem que absolutamente nada seja feito. Atribuições legais do cargo são desconsideradas, sendo todos os peritos forçados a atuar fora da legislação como se a categoria fosse um zero à esquerda e seus serviços nada representassem, depois de mais de cem anos de serviços prestados ao povo capixaba.
Enquanto isso, brigas internas engenhosamente engendradas pretendem fazer poucos dominarem muitos, impondo o jogo dos destruidores, fato que deixa a maioria absoluta dos peritos perplexa, tamanho o descaso com a finalidade do Serviço Público.
ATENÇÃO, PERITOS: recuse-se a ser chefe de casa destruída. Não aceite ser marionete da sua própria derrocada. Não se engalfinhe por pouco. Isso não é nada. Seu futuro está por um fio. Toda sua luta está sendo jogada no lixo. Você vai sofrer as conseqüências da omissão. Não aceite ser algoz de terra a ser arrasada. Não destrua seu próprio presente e seu futuro.
ATENÇÃO, PERITOS: ou a categoria se une e se recusa a ser destruída, batalhando fortemente por seus direitos, defendendo suas lutas e seu trabalho com dignidade, ou todos vamos amargar os reflexos que a covardia impõe àqueles que não se defendem com galhardia e se quedam calados.
Acorde! Lute por seus direitos antes que seja muito tarde!
ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS PAPILOSCÓPICOS DO ES