Antes da realização da Assembleia Geral da categoria (30/03), o Delegado Chefe da Assessoria da Chefia de Polícia, Dr. Arruda, esteve no Departamento de Identificação garantindo que o Governo pretende nomear mais 30 (trinta) peritos papiloscópicos, alterando o QO da categoria para 80 (oitenta) vagas de acesso do cargo.
A Assessoria do Chefe da PC/ES, Dr. Joel Lyrio Junior, afirmou que a Chefia está ciente da grande defasagem nos quadros de peritos papiloscópicos e que o Departamento necessita realmente de uma oxigenação para que exerça suas atribuições em auxílio às investigações policiais de forma mais efetiva.
Explicamos que a categoria está imbuída em exercer suas atividades com muito afinco e que precisa muito crescer no exercício de suas atribuições e de se aprimorar também em novas técnicas aplicadas à identiicação humana.
Relatamos também que diante da grande possibilidade de fornecimento de registros gerais falsos aos cidadãos pelo próprio Departamento, fato que ocorre há muitos anos por causa da falta total de peritos para realizar as pesquisas e as perícias das impressões digitais, a categoria necessita da nomeação de todos os peritos concursados para que não ocorra um caos no fornecimento das carteiras de identidade, fazendo os cidadãos terem que esperar meses para obterem o documento.
Além de outros relevantes serviços que são prestados pelos peritos papiloscópicos, dos quais os cidadãos dependem, como perícias em locais de crimes, fornecimento de folhas e boletins de antecedentes criminais, identificação criminal, etc, que ficam comprometidos pela grande defasagem de peritos papiloscópicos.
Com a nomeação dos peritos concursados, a categoria vai poder exercer suas atividades dentro da legalidade, sem comprometer os prazos de entrega do documento, e comprovar para o Governo e para a sociedade o quanto é importante no contexto da segurança pública. Para tanto precisa ser valorizada e que sejam feitos investimentos no Departamento de Identiicação.
Dr. Arruda garantiu que o Chefe da PC/ES, Dr. Joel Lyrio Junior, está muito empenhado em aumentar o QO dos peritos papiloscópicos porque conhece a importância do cargo e o quanto se encontra defasado. Garantiu que o Governo vai sanar as deficiências, nomeando mais peritos e que a Chefia da PC havia pedido, inclusive, a alteração do QO para as 120 vagas de acesso e a nomeação dos 93 aprovados.
Os peritos papiloscópicos estão certos que a Chefia de Polícia vai conseguir aumentar o QO da categoria na próxima segunda-feira (02/04). Os peritos papiloscópicos sabem reconhecer quem apoia e defende o cargo. E nesse caso não será diferente, diante da grande importância para a categoria dessa nomeação de todos os aprovados.
Conseguindo o Chefe da PC/ES essa nomeação tanto buscada pelo cargo, a APPES fará as devidas homenagens àqueles que nos auxiliaram nessa luta árdua.
Os peritos papiloscópicos completaram 100 anos de trabalhos prestados ao povo capixaba em 13/01/2012 e estão certos que o governo reconhecerá a importância da categoria para a sociedade.