A Cobrapol realizou no dia 09/12, como parte das ações Pró-PEC 446/09, uma manifestação no Morro do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Uma delegação de policiais civis organizados pela Cobrapol fez uma caminhada e uma manifestação que contou com a participação de dois representantes de cada Estado que possui entidade filiada à Confederação. Policiais militares também participaram da manifestação.
Durante a caminhada, os policiais civis receberam o apoio dos moradores do Complexo do Alemão e também do apresentador Global Luciano Huck, que estava em gravação no local. Para o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, a receptividade dos moradores do Alemão, que recentemente viram a polícia retomar o controle do morro e restabelecer a paz no local, serve de alerta para que o governo saiba que a população não está alheia às questões que envolvem a segurança pública. “A votação e aprovação das PECs 446/300 são uma questão de Justiça. Estamos nesta luta desde o início do ano para melhorar a qualidade de vida da polícia e, consequentemente, os serviço prestado à população”, afirmou Gandra.
A mobilização continuou por todo o dia, desta vez com uma passeata que saiu da Igreja da Candelária, no Centro do Rio, com destino a Cinelândia.
Em tempo: As Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 446/300 foram aprovadas em primeiro turno no início de março e, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, deveriam ter sido votadas em segundo turno no plenário da Casa ainda no primeiro semestre deste ano. No entanto, em função de um acordo entre líderes partidários e o governo a matéria vem sendo constantemente retirada da pauta de votação, apesar da existência de quórum para sua votação. As PECs criam o Piso Salarial Nacional para os policiais civis, militares e bombeiros.
Segundo Jânio Gandra, os protestos serão realizados em todos os demais Estados, a partir de janeiro de 2011.