Home / NOTICIAS >> VER TODAS / CONCURSO FAZ ANIVERSÁRIO DE UM ANO, E NADA DE NOMEAÇÕES

CONCURSO FAZ ANIVERSÁRIO DE UM ANO, E NADA DE NOMEAÇÕES

  Nomeação dos aprovados já! 

No dia 23/01, o concurso da PC/ES está completando um ano desde que foram realizadas as provas. Os aprovados querendo entrar na Instituição para mostrar serviço, muitos deles recém-saídos das faculdades e desempregados, e nada de serem nomeados.

Enquanto isso, a população paga o pato! E, no caso dos peritos papiloscópicos, paga de forma até cruel e ilegal, pois vários serviços da categoria não vêm sendo prestados, mesmo a lei impondo que o seja.

Plantão absurdamente defasado compromete solução de crimes

No plantão da perícia papiloscópica só existe uma equipe diária para cobrir todo o estado em busca de provas contra os criminosos. Essa equipe é composta por apenas dois peritos, o que faz muitos criminosos fiquem impunes, deixarem de ter provas levantadas. Uma impunidade patrocinada pelo próprio responsável de garantir uma segurança mínima para a população: o Estado!

Esse descalabro já fez a APPES recorrer ao Ministério Público Estadual, obtendo daquela Instituição Fiscal da Lei, um documento que foi dirigido à PC/ES (virou uma instrução normativa) impondo a presença da equipe de plantão nos locais de crimes. Mesmo assim, as falhas continuam gritantes e vários crimes continuam sem ser minimamente periciados pelos integrantes da categoria, o que cria um mar de tranquilidade para os foras da lei.

Exatamente por isso, o ES virou o paraíso dos crimes insolúveis contra o patrimônio, que leva os cidadãos e nem mais recorrerem à Polícia quando são furtados, roubados, assaltados e extorquidos. É o descrédito total!

Não são realizadas pesquisas impostas por lei

Na seção de pesquisas das impressões digitais dos cidadãos, o número de emissão de documentos duplicados aumenta a cada dia, haja vista não estarem sendo realizadas as pesquisas das impressões digitais que entram diariamente no Departamento de Identificação (cerca de 1.500 pessoas por dia, o que dá um total de 15.000 impressões por dia). Esse descaso fora da lei transformou o ES no maior patrocinador da falsidade documental da história da humanidade. Tudo sem qualquer tipo de punição, apesar das cobranças efetuadas pelos peritos papiloscópicos diariamente aos órgãos competentes!

Laboratório nunca sai do papel

E se os peritos levantarem vestígios em locais de crimes, eles serão resolvidos, perguntam os cidadãos desesperados com a criminalidade? Poder ser que sim, pode ser que não, respondemos. Há grandes probabilidades de não serem porque o Departamento de Identificação, maior arrecadador do Fundo de Reequipamento da PC – Funrepoci, não recebe qualquer tipo de investimento. Nem um laboratório com equipamentos mínimos existe. E sem laboratório não há como trabalhar os vestígios para buscar provas contundentes contra os criminosos.

Seções permanecem fechadas prestando um desserviço à população

Não se vai aqui falar de seções que deveriam estar sendo criadas, municiando as atividades do cargo para dar vazão às exigências da sociedade e adequando-as à atuação dos criminosos porque isso é sonhar alto demais. Mas manter seções importantes fechadas por absoluta falta de peritos e de bom senso já beira o descaso criminoso.

Enquanto a Seção de Retrato Falado tem sido uma peça de suma importância para a solução dos crimes em muitos estados, no ES ela fica fechada permanentemente, aguardando que alguma autoridade policial se interesse por esse tipo de prova somente quando não há qualquer saída para desvendar um crime, geralmente por meio de provas testemunhais. E todos sabem a fragilidade das provas testemunhais.

Enquanto os meios de comunicação noticiam o retrato falado e enaltecem esse meio de prova (veja aqui e aqui), no ES ela é totalmente desprezada, ficando a Seção de Retrato Falado fechada e nem existindo peritos para nela trabalharem. Os peritos papiloscópicos do retrato falado ficam localizados em outras seções, cobrindo os rombos da defasagem gritante de profissionais, e só são chamados quando a casa cai e não tem saída ou quando alguma autoridade policial de esmerada dedicação à causa pede a realização dessa perícia.

Já a Seção de Perícia Prosopográfica, uma reivindicação antiga dos peritos papiloscópicos só existe na cabeça de visionários, pois nunca saiu do papel. E todos esses crimes que são cometidos atualmente pelas avenidas e ruas do ES que são filmados por essas câmeras instaladas pelos mentores da segurança pública reinante deveriam passar por essa Seção para que fossem feitos laudos das identidades dos criminosos que ficam diariamente impunes, sacrificando a vida das pessoas que têm comércio e dos cidadãos vitimados pela omissão estatal. Da mesma forma as filmagens feitas por estabelecimentos privados.

Pessoas que não são dos quadros da categoria realizam serviços exclusivos

Paralelamente, movido por uma ânsia incontrolável de privatizar a segurança pública, atendendo a pedidos de inseparáveis amigos e aliados donos de firmas de segurança privada, o Governo admite, de forma ilegal, que pessoas não concursadas exerçam atividades de peritos oficiais, aliciando funcionários de prefeituras e estagiários para realizar tarefas típicas e exclusivas de Estado, que só podem ser executadas por pessoas concursadas para tanto.

Como consequência, o que se lê nos meios de comunicação são notícias dando conta de várias pessoas sendo presas por se desvirtuarem do caminho legal (leia aqui), haja vista serem muito mal remuneradas, caindo nas tentações que o permanente fio que separa a legalidade da vida do crime deixa à mostra.

O Governo finge que presta segurança; finge que resolve os problemas. Mas, as consequências são sentidas dia a dia e quem paga as conta é a população. E essa conta sempre vem acompanhada da impunidade galopante que parece não ter fim.

100 ANOS DO DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

E O CAOS CONTINUA COMO EM 1912

NOMEAÇÃO DE TODOS OS APROVADOS NO CONCURSO DE PERITO PAPILOSCÓPICO JÁ!

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.