A APPES e vários aprovados no Concurso para Perito Papiloscópico participaram da reunião da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa (12/12) para explanarem a necessidade de nomeação de todos os aprovados. Estavam presentes os Deputados Gilsinho Lopes, da Vitória, Luiz Durão e Nilton Baiano.
O Presidente da APPES teve a palavra gentilmente franqueada pela Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa, podendo narrar para os Deputados presentes a inimaginável defasagem nos quadros da categoria, para a qual o último concurso foi realizado há 21 anos.
Os Deputados nem sequer acreditaram como uma categoria do Serviço Público tão essencial pôde ficar tantos anos sem a realização de um concurso para a recomposição de seus quadros.
Durante a fala, o Presidente da APPES relatou que a população tem ficado sem vários serviços que são da competência dos peritos papiloscópicos por absoluta falta de peritos para realizá-los. Várias perícias em locais de crimes deixam de ser feitas, seções permanecem fechadas, não são feitas pesquisas das impressões digitais impostas por lei para a emissão da carteira de identidade, o laboratório para revelação de fragmentos papilares encontrados em locais de crimes não funciona, apenas uma equipe de peritos papiloscópicos trabalha diariamente cobrindo todo o Estado do ES, duzentas mil folhas de antecedentes criminais em atraso, etc.
Um leque de serviços imprescindíveis, essenciais para a segurança pública e para a elucidação dos crimes, primordiais para fazer funcionar a identificação civil e a identificação criminal dos capixabas, deixam de ser prestados para a população por absoluta falta de perito papiloscópico.
O Deputado Gilsinho Lopes, conhecedor profundo da defasagem dos quadros de peritos papiloscópicos, citou ainda vários outros casos que vêm ocorrendo em todo o Estado do ES, a exemplo da nomeação de funcionários de prefeituras para exercerem trabalhos tipicamente policiais e exclusivos dos peritos papiloscópicos, comprometendo a segurança pública, além de ser totalmente ilegal.
Os Deputados da Comissão de Segurança ouviram atentamente os relatos feitos, comprometendo-se em interceder junto ao Governo, ao Secretário de Segurança e ao Chefe da PC/ES para que todos os peritos papiloscópicos aprovados sejam nomeados e ingressem na Acadepol rapidamente, visando pelo menos minimizar a total falta de perito papiloscópico.
Reunião na APPES
Logo depois da participação na Comissão de Segurança, os peritos aprovados se reuniram na APPES para traçar as estratégias de ação para a nomeação de todos os aprovados, criando uma Comissão Permanente para estar lutando por essa causa e para traçar as estratégias de ação.
Os aprovados devem ficar acompanhando as notícias pelo site da APPES e pelos sites de relacionamento específicos, a fim de estarem atentos para qualquer convocação de urgência ao longo da luta pela nomeação.
No final da reunião, todos os peritos aprovados foram conhecer o Departamento de Identificação, visitando várias seções para as quais futuramente vão estar nomeados prestando um serviço da melhor qualidade para a população capixaba.
A luta está no começo, mas com o apoio da Comissão de Segurança e a participação dos aprovados, estamos certos que o Governador Renato Casagrande e a Chefia da PC/ES estarão sensíveis ao fato de que o número de peritos papiloscópicos aprovados ainda está longe das necessidades reais do cargo que é de 120 vagas para o acesso.