Home / NOTICIAS >> VER TODAS / CONSENSO É VITAL PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E MELHORIA SALARIAL
ales 04-03 2

CONSENSO É VITAL PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E MELHORIA SALARIAL

ales 04-03   2

Contando com a presença de representantes de peritos criminais, peritos papiloscópicos, médicos legistas e peritos toxicologistas, foi debatido na Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (04/03) a proposta de autonomia da SPTC e a recomposição salarial dos cargos que compõem a Perícia Oficial, integrada pelos Institutos de Identificação, de Criminalística e Médico Legal.

Falando em nome de alguns cargos da Perícia Oficial, a perita criminal Clertes Bayer defendeu a aprovação do projeto de autonomia da forma como se encontra na Seger. Entretanto, esse projeto não alberga os interesses e direitos dos peritos do Instituto de Identificação, que se retiraram de sua construção quando constataram a tentativa de imposição de um tratamento não isonômico com os demais cargos da Perícia, conforme fala do Presidente da Associação dos Peritos Papiloscópicos.

Também se debateu a repeito dos salários dos cargos da Perícia capixaba, que já estiveram entre os maiores na média nacional, e hoje se encontram entre os menores. Isso tem levado a uma grande evasão de peritos que ingressam na Perícia, que preferem sair para tentar novos horizontes, diante dos baixíssimos vencimentos hoje praticados no ES. O cargo com o maior índice de evasão é o cargo de perito papiloscópico, da ordem de quase 50% dos peritos que ingressaram no concurso de 2010.

ales 04-03Comissão da Ales defende consenso de todos os cargos

Em resposta aos debates apresentados, os Deputados integrantes da Comissão de Segurança da Ales foram taxativos ao afirmar que a unidade é vital para que os objetivos sejam alcançados, preservando-se os interesses de todos os cargos e Institutos da Perícia na busca da autonomia e da luta por salários melhores.

As divisões e tentativas de alijamento de categorias e Institutos importantíssimos no contexto da Polícia Científica farão com que a luta não seja encampada pela Comissão de Segurança da Ales e pelo governo do Estado, redundando em mais anos de atraso para todos os peritos oficiais capixabas.

Essas foram palavras claras dos Deputados, principalmente dos Deputados representantes dos policiais Gilsinho Lopes, Presidente da Comissão, e Euclério Sampaio, Vice-Presidente. Com união de propósitos e respeito mútuo pelos direitos dos cargos e dos Institutos, afirmaram os Deputados, a Perícia Capixaba tem grandes chances de atingir seus objetivos.

ales 04-03   4Presidente da Appes defende construção conjunta de projeto em prol da sociedade

Em sua fala, o Presidente da Appes, Tadeu Nicoletti, em primeiro lugar cobrou urgência na inclusão do cargo no concurso da PC que está na praça. O Presidente da Comissão de Segurança afirmou que a autorização para a realização do certame já saiu da Casa Civil e foi enviado à Seger para preenchimento das vagas do quadro de acesso do cargo que estão vagas (19 vagas).

Uma notícia muito positiva que merece os maiores elogios dos integrantes do cargo aos Deputados Gilsinho Lopes e Euclério Sampaio.

Continuando sua fala, o Presidente da Appes conclamou os demais peritos dos demais cargos a formarem uma grande união para a construção de um projeto à altura da grandiosidade da Perícia Oficial Capixaba, que atenda aos interesses gerais dos cargos e dos Institutos e, principalmente, aos interesses da sociedade capixaba.

A união nunca foi tão vital para que possamos construir uma autonomia com valorização efetiva da Perícia Oficial! Nosso futuro está em nossas mãos; bastando sabedoria, respeito mútuo e unidade para que se torne realidade!

A hora é agora! A Appes está ao inteiro dispor para participar da construção do sonho de todos nós!

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.