Nessa semana passada ocorreu um crime de repercussão aqui no ES, envolvendo uma família que foi feita refém de três criminosos que invadiram sua residência e praticaram um roubo com cárcere privado e extorsão, praticando todo tipo de ameaça e tortura contra os integrantes da família.
Chamada ao local do crime, a autoridade policial constatou que a família havia limpado toda a residência antes da chegada da Polícia, simplesmente apagando toda e qualquer evidência que pudesse existir no local, destruindo provas sensíveis que certamente levariam à identificação dos criminosos.
A autoridade policial local, constatando esse fato, inicialmente desistiu de acionar a perícia papiloscópica, pois observou que a residência havia sido muito bem limpa, sendo mínima a possibilidade de levantamento de uma prova que pudesse levar à autoria do crime. Mesmo assim, num ato de extremo bom senso, decidiu acionar a perícia papiloscópica, que se dirigiu ao local objetivando descartar qualquer possibilidade de levantamento de provas da autoria do crime.
A família alegou que desconhecia a existência da perícia papiloscópica e por isso limpou todo o local.
Os peritos papiloscópicos Glayson e Rogério se dirigiram à residência da família em busca de um mínimo vestígio que pudesse levar à identificação dos criminosos. Constataram a dificuldade, pois o local havia sido muito bem limpo. Entretanto, verificaram que os criminosos tinham roubado um dos automóveis da família, tendo também tentado arrombar outros automóveis que estavam na garagem da residência.
E num desses automóveis os peritos levantaram um fragmento que levou à identidade de um conhecido ladrão de automóveis no Estado. Assim sendo, o que poderia redundar em mais uma impunidade contra criminosos de alta periculosidade, haja vista que a autoridade policial local não tinha nenhum suspeito, o crime está para sendo solucionado, com a identificação da autoria por meio da perícia papiloscópica.
Realmente, um delegado de bom senso e que faz jus à denominação de autoridade policial!
Notícia adicionada em: 8/4/2010 1:50:04 PM