Sistema desenvolvido pelo Intelligent Fingerprinting detecta a presença de cocaína, maconha, metadona e nicotina
Uma nova tecnologia que detecta substâncias ilegais no corpo do suspeito foi apresentada na International Crime Science Conferece, evento que reúne profissionais de segurança e de redução de crimes na última semana, em Londres. Desenvolvida pela Intelligent Fingerprinting, o novo sistema detecta o uso de drogas pelas impressões digitais.
A companhia, que pertence à Universidade de East Anglia, em Norwich, na Inglaterra, desenvolveu o sistema que promete confirmar suspeitas de uso de drogas, incluindo cocaína, maconha, metadona e nicotina.
O segredo da ferramenta está na aplicação de antibióticos junto com nanopartículas de ouro nos poros dos dedos, segundo o site americano CNet. Se uma cor forte e luminosa aparecer após o contato com as digitais, estará provado que a pessoa fez uso de substâncias químicas.
O sistema estará disponível ainda esse ano e representa um avanço enorme no combate ao uso de drogas, principalmente nos motoristas. Até então, essas substâncias necessitam de técnicas mais evasivas para a detecção, como exames de sangue. O teste do Fingerprinting fica pronto em cerca de 15 minutos.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br
A influência da nanotecnologia em nossas vidas
A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Para termos uma ideia melhor, vamos conhecer o nanômetro. Já conhecemos o centímetro, o metro e o quilômetro. Pois bem, o nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. O nanômetro não é uma partícula ou um componente da eletrônica, mas é apenas uma mera forma de medida. O nome nanotecnologia foi escolhido em decorrência do pequeno tamanho de vários itens utilizados para a construção de componentes inteligentes e de alta tecnologia.
Embora a nanotecnologia seja aplicada em mais de 800 produtos atualmente, é na área da computação que seu uso se destaca. Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes eletrônicos que mais se utilizam da nanotecnologia, pois os seus componentes são desta escala minúscula, o que contribui para a miniaturização e o baixo consumo de energia.
Todos estes avanços tecnológicos refletem em diversas áreas, e como vimos na matéria acima, a nanotecnologia molecular tem um grande impacto no campo da medicina em geral. As ferramentas de investigação e a prática da medicina serão menos dispendiosas e mais potentes. Contaremos com sistemas de investigação e diagnóstico mais eficazes, o que permitirá uma capacidade de resposta mais rápida perante novas doenças.
Uma quantidade de pequenos sensores, computadores, e diversos aparelhos de custo reduzido permitirão um controle contínuo na saúde dos pacientes, assim como também, no tratamento automático. Além disso, será possível a existência de diversos e novos tipos de tratamentos.
Desta forma, enquanto os custos de medicina descem e o tratamento de doenças se torna mais seguro, muito mais pessoas em todo o mundo poderão se beneficiar desses avanços.