Entrevista dada pelo Chefe da PC/ES, Joel Lyrio Junior (leia aqui), para o blog de Elimar Cortes causou grande descontentamento entre peritos e grande parte dos aprovados no concurso em andamento para vários cargos da Instituição.
Para o cargo de perito papiloscópico, principalmente, há 22 (VINTE E DOIS) anos não era realizado concurso para recomposição dos quadros, o que tem levado à descontinuidade vários serviços que deveriam estar sendo prestados à sociedade, criando várias ilegalidades que vêm sendo perpetradas há anos no Departamento de Identificação.
Nesse período de 22 anos, foram realizados concursos para vários cargos públicos, enquanto a Perícia Capixaba quase entra em vias de extinção.
O Chefe da PC garantiu pessoalmente à APPES que estaria envidando esforços junto ao governo para atender ao pedido dos peritos papiloscópicos, pois tem conhecimento claro de que a categoria sofre duramente a falta de peritos e que serviços do cargo não são prestados como deveriam à sociedade. Mas, não foi isso que se leu na notícia veiculada. O que se leu foi um balde de água fria que desanima todo mundo!
Pior é ler constantemente nos meios de comunicação uma contradição inexplicável, ao afirmar que vai recompor os quadros da PC/ES anualmente. Os concursos possuem prazo de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois. Se a pretensão de fato é essa, notícias tão contraditórias, que soam muito mal para os integrantes das categorias e para a população, ficam sem nenhum sentido lógico.
Estamos certos de que se o Chefe da PC/ES atuasse junto ao governador em prol do cargo de perito papiloscópico, explicando a necessidade da nomeação de todos os aprovados, uma resposta positiva já teria sido publicada. O problema é que não se nota esse comprometimento. Exatamente por motivos como esses é que os peritos papiloscópicos querem sair da PC/ES, da mesma forma que os demais peritos oficiais. Temos que ser os interlocutores das nossas necessidades porque somos literalmente ignorados.
Só quem lucra com isso é a criminalidade que aumenta dia a dia, enclausurando a população e relegando-a ao eterno sabor do “Deus dará”!
Desânimo total
Nesses anos todos, em qualquer governo, nunca assistimos a um desânimo tão grande na área da Perícia Oficial como temos visto ultimamente. Os interesses da Perícia Oficial sempre são colocados em último plano e só se consegue respeito pelo corpo pericial estatal junto ao governo na base das reclamações e dos protestos. Muitos investimentos só em notícias na mídia… Muitas melhorias só para inglês ver!
Enquanto estados muito mais pobres do que o ES valorizam seu corpo pericial, o governo capixaba trabalha contra os interesses da população, ignorando que as provas periciais e os serviços sociais dos Departamentos da SPTC são essenciais para a proteção da sociedade.
Mais uma vez a APPES vai estar enviando ofícios ao governador do estado e a deputados estaduais cobrando uma atenção maior para a perícia papiloscópica, pois os 22 anos sem concurso transformaram o Departamento de Identificação quase num deserto público.
Da mesma forma, vai estar enviando oficio ao Chefe da PC/ES cobrando a mesma atenção que vem sendo dada ao concurso de delegados, para o qual o Chefe da PC/ES e o governo já anunciaram a nomeação do dobro do número de vagas iniciais do concurso. O Chefe da PC/ES anunciou inclusive que vai ter que promover delegados substitutos e de primeira e segunda categorias para poder dobrar o número de delegados.
Algumas pessoas reclamam que postamos essas notícias, como se estivéssemos contra o cargo de delegado. Mas, não se trata absolutamente disso, haja vista defendermos a igualdade de tratamento e desejarmos todo sucesso ao cargo de delegado, que também é merecedor do mesmo respeito que cobramos para a perícia.
O problema é que tratamento igualitário para os cargos é a última coisa que vem sendo praticada pelo governo, ao estar sempre privilegiando alguns em detrimento dos demais. E segurança pública se faz com respeito por todos os cargos da seara policial e pericial, o que nunca é observado pelo governo.
A luta continua
Em face do desânimo que tomou conta de concursados e dos integrantes do Departamento de Identificação, que tem trabalhado com escravos públicos, sem descanso nos finais de semana e sem reconhecimento pelo governo, a APPES informa que continua tentando sensibilizar o governador sobre a situação do cargo, pleiteando a nomeação de todos os aprovados, o que nem de longe suprirá as necessidades gritantemente presentes.
Estamos plenamente calejados com esse tratamento discriminatório que é reiteradamente dispensado aos peritos oficiais. E certos desde o início de que os peritos só serão ouvidos nos protestos nos meios de comunicação e nas vias públicas, já que pelo diálogo os pedidos são solenemente ignorados.
Algo que comprova a real intenção da secretaria de segurança em combater a criminalidade que coloca o nome do ES como o campeão nacional e internacional da impunidade. Algo que comprova não existir qualquer perspectiva de diminuição dos índices de criminalidade estampados diariamente nos meios de comunicação por meio dos quais o governo alardeia uma diminuição dos índices de criminalidade inexistente, persistindo na atitude diametralmente contrária aos interesses da população capixaba.
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA: O DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO
MERECE RESPEITO E É PEÇA IMPRESCINDÍVEL NO COMBATE
À CRIMINALIDADE E À IMPUNIDADE!
NOMEAÇÃO DE TODOS OS PERITOS PAPILOSCÓPICOS APROVADOS JÁ!