O Gabinete de Identificação, a par de ser a mais importante seção das polícias modernas, continua da forma que V. Ex.ª deixou há anos, apenas existindo seu bonito nome, e nada mais (Chefe da PC/ES em 1932)
Discursos e mais discursos jogados na imprensa, promessas e mais promessas que nunca são cumpridas, e o Departamento de Identificação continua exatamente igual, passados alguns dias dos seus 100 anos de existência (13/01/2012).
Esperava-se (e se espera) do governo e seus prepostos ações efetivas em prol dos peritos papiloscópicos e da sociedade. Mas, o que se leu na imprensa foram notícias que nada têm a ver com os interesses do Departamento de Identificação.
O Chefe da PC/ES anunciou vários investimentos na Polícia Técnica pelos meios de comunicação (clique aqui). Mas, nenhum deles está ligado ao Departamento de Identificação. Absolutamente nenhum.
Os mesmos problemas… a mesma falta de consideração
Esperava-se que fosse anunciada a nomeação de todos os peritos papiloscópicos aprovados no concurso em andamento, o que já foi feito para os delegados de polícia. Enquanto para o cargo de perito papiloscópico, há 22 anos sem preenchimento de seus quadros, nenhuma preocupação tem sido demonstrada pelo governo.
Esperava-se o anuncio efetivo da instalação do Afis Civil no Departamento de Identificação. Que fique claro: NO DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO. E que a categoria efetivamente passasse a ser partícipe do projeto que o governo pretende implantar porque isso é interesse do cargo e da sociedade, e não de empresas privadas e da politicagem com a carteira de identidade.
Esperava-se que a Secretaria de Segurança de fato passasse a se preocupar com a diminuição da criminalidade e com a segurança da sociedade, investindo no Departamento de Identificação. Até o laboratório, que a categoria tanto luta para ter, o governo deixou de lado em suas notícias na imprensa.
Esperava-se mais respeito por um cargo secular… Mas, a verdade é que a Secretaria de Segurança e seus prepostos não entendem absolutamente nada de Polícia Técnica, desconhecem o que pretendem fazer e não ouvem quem deveriam ouvir.
Secretário de segurança: em todo o mundo, a papiloscopia, SOZINHA, é responsável pela elucidação de mais da metade dos crimes. Resolve sozinha mais crimes do que todas as demais ciencias forenses somadas. Informe-se na Interpol e no FBI.
Não nos ignorem porque podemos causar um estrago considerável nessa imagem de bons moços que vendem pelas notícias pagas!