Tem colega perito em Papiloscopia que nutre verdadeira ojeriza pelos peritos em Criminalística – esses que se auto-intitulam os únicos “peritos criminais”.
E não é para menos, pois os ataques infames que os peritos em Papiloscopia sofrem desses outros colegas peritos já vara décadas, sem que as autoridades tomem uma atitude definitiva para acabar com essa disputa que se reflete gravemente nos interesses maiores da sociedade.
Uso essa nomenclatura – perito em Criminalística porque ao longo dos anos a nomenclatura do cargo e a escolaridade desses peritos foi sendo alterada. E segundo o Dicionário Houaiss, este termo significa: “disciplina que reúne os conhecimentos e técnicas necessários à elucidação dos crimes e à descoberta de seus autores, mediante a coleta e interpretação dos vestígios, fatos e conseqüências sobrevenientes”.
Constato ao longo desses anos que alguns peritos do outro Departamento não se preocupam muito com a nomenclatura dos peritos bioquímicos, com a dos peritos odonto-legistas, com a dos peritos médicos, etc. O problema deles é com a nomenclatura perito papiloscópico. Eles também não admitem a nomenclatura “perito fotográfico” aqui no Estado.
Será que isso está relacionado ao medo que alguns deles sentem com a importância da Papiloscopia nos locais de crime? Com o fato de ela estar relacionada a mais da metade da resolução dos crimes nos países desenvolvidos?
Costumo dizer que os peritos “criminais” são nossos melhores amigos porque toda vez que eles tentam uma manobra contra nós, querendo reduzir a importância do nosso cargo, crescemos ainda mais. Agora vamos resolver nosso problema nacionalmente, depois de mais uma investida fora de propósito dos nossos amigos.
Seria necessário que a vida inteligente por aquelas bandas fizesse entender a todos que somos indestrutíveis e ninguém jamais conseguirá reduzir nosso cargo. Isso porque ele é mais que vital para a sociedade e para a elucidação dos crimes. É assim há cem anos e sempre será!
Se fossem mais espertos, já estaríamos unidos e formaríamos, sem dúvida, uma das corporações mais fortes do Estado. Uma potência civil e criminal!
Acorda rapaziada! E parem de seguir meia dúzia de cabeças de bagre que vive impedindo que sejamos tão grandes quanto merecemos!
Postado por: Antônio Tadeu (ATNP)
Notícia adicionada em: 6/14/2009 4:27:12 PM