Servidores da justiça estadual passam a emitir atestados de antecedentes criminais, em substituição ao Instituto de Identificação…
Fóruns passam a emitir antecedentes criminais por sistema digitalNotícias MS
Servidores que atuam nas comarcas do interior de Mato Grosso do Sul recebem treinamento desde ontem (15) para que possam acessar e emitir o atestado de antecedentes criminais por meio do sistema já utilizado na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O treinamento é resultado de parceria entre a Sejusp e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ) para que os servidores realizem a tarefa que antes cabia ao Instituto de Identificação, órgão ligado a Coordenadoria-Geral de Perícias. No sistema em processo de implantação nos fóruns do interior, o servidor consulta informações civis e, pelo nome do envolvido, verifica se o mesmo possui antecedentes, e com isso, consegue emitir o relatório para o juiz responsável.
“A demora chegava a ser de 15 dias, entre o envio do ofício, protocolo e busca na seção do Instituto de Identificação e envio da resposta para a comarca. Com isso, processos simples se tornavam morosos e impediam o julgamento de casos mais complexos”, comenta Iolinda Garay Oliveira, perita papiloscopista responsável pelo treinamento.
A princípio, participam 60 servidores das comarcas de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba e Três Lagoas. O treinamento dura em média 2 dias e deve envolver todos os fóruns do Estado. As aulas são ministradas na Escola do Servidor Público do Poder Judiciário (ESPJ), no prédio da antiga Cassems, em Campo Grande.
Postada por: Antônio Tadeu
Notícia adicionada em: 10/7/2008 8:38:01 AM