Quando foi criado o Fundo de Recuperação da Polícia Civil – Funrepoci, seu objetivo era bem claro: investir primordialmente na Polícia Técnica, com equipamentos, cursos de aprimoramento, etc.
O maior arrecadador de dinheiro para o Funrepoci é o Departamento de Identificação – DI. Nossa cooperação para o Fundo deve girar na ordem de 80% de todo o dinheiro que nele entra. Se toda a verba que o DI arrecada e que vai para o Fundo fosse aplicada no próprio DI, os locais de trabalho dos peritos papiloscópicos estariam muito melhores, sem qualquer dúvida.
Entretanto, fazemos parte de uma Instituição e temos que pensar coletivamente. O problema é que somente dos peritos papiloscópicos é exigido pensar coletivamente, porque os demais, que deveriam proceder da mesma forma, parecem pensar nos seus próprios dividendos.
O Funrepoci já possui vários anos de existência. Durante esses anos, algo que gira em torno de vários milhões passaram pelos seus cofres. E se pergunta aqui publicamente: quanto foi investido no DI durante esses anos todos?
A resposta também parece ser muito clara: nada! Ou quase nada! Nunca vimos um centavo do dinheiro que ajudamos a colocar quase que totalmente nos cofres do Fundo. Enquanto montam laboratórios elefantes brancos por vários locais da PC, lutamos para que seja criado um Laboratório de Perícia Papiloscópica Forense no DI, de grande valia para a sociedade, e os caras não dão a mínima!
Essa semana, estaremos protocolando requerimento no setor competente para que todos saibam:
1) qual o total de dinheiro arrecadado para o Funrepoci desde sua criação;
2) desse total, qual foi o percentual de cooperação do DI;
3) quanto foi investido na Polícia Técnica;
4) quanto foi investido no DI;
5) está sendo observada a finalidade do Fundo?
De posse dos dados, vamos cobrar nos setores competentes, pois os peritos papiloscópicos não são bucha de canhão para ficar trabalhando como relógios para engordar o Funrepoci, sem que nem sequer um centavo seja aplicado para melhoria de suas condições de trabalho e aprimoramento.
Com todo o respeito a todos o demais colegas, nós merecemos tanto quanto.
Notícia adicionada em: 7/4/2010 4:44:09 PM