A implantação do Sistema Informatizado de Biometrias conjugadas (IAFIS) passou a caminhar a largos passos no atual Governo, capitaneada pela Sesp e pelo Departamento de Identificação.
O Sistema a ser implantado no ES, desenvolvido pelo engenho paulista Carlos Collodoro, expert na matéria reconhecido nacionalmente, utilizará plataforma multibiométrica (impressões digitais e palmares, facial e íris), além da plataforma de certificação digital que garantirá aos usuários tanto rapidez nos serviços quanto segurança, evitando fraudes e falsificações e incremento das perícias.
O Secretário de Segurança, André Garcia, tem demonstrado ser um admirador do sistema desenvolvido, fator primordial para o projeto passar a caminhar de forma célere, faltando apenas pequena burocracia para o lançamento do edital de licitação. Algumas empresas de ponta da área biométrica, inclusive, já confirmam que vão participar e demonstram grande interesse no projeto do Departamento de Identificação.
Os sistemas de Identificação Automática de Identificação Digital, o AFIS (Automated Fingerprint Identification Systems) para uso Civil e Criminal; de Controle de Acesso Biométrico; de Controle de Pagamento baseados em biometria; de Fidelização de clientes sem credenciais e de soluções integradas de identificação digital para controle de fraudes de identificação em geral e perícias em identificação, que foram adaptados à realidade do ES, demonstram o pioneirismo capixaba e garantem uma segurança pública à frente no país.
O projeto biométrico na identificação capixaba tem despertado o interesse de outros estados, em face de sua aplicabilidade, tratando-se realmente de uma solução de vanguarda e de uma das maiores ações do atual Governo na área da segurança pública.
A população, sem dúvida, sentirá que sua segurança vai mudando de forma contundente e que dias muito melhores e ágeis estão chegando para ficar com a modernização da identificação.