Segundo o secretário de segurança afirmou ao jornal folha vitoria.com.br: “O secretário estadual de Segurança, Henrique Herkenhoff, disse que 80% dos crimes cometidos no Espírito Santo estão ligados ao uso e tráficos de drogas. A informação foi dada nesta terça-feira (20) durante o programa Sabatina Vitória, transmitido ao vivo pela Rádio Vitória. “Até mesmo crimes contra o patrimônio e furtos e roubos são cometidos para sustentar o vício. E isso tem uma série de consequencias diretas e indiretas na violência aqui no Estado”, destacou Herkenhoff.”
Realmente, parece que ele deu uma dentro dessa vez e postou uma notícia aparentemene coerente, pois os crimes contra o patrimônio têm sido ponte para quase todos os demais tipos de crimes no ES. Mas, então, por que secretário, a secretaria de segurança impede que os peritos papiloscópicos sejam nomeados para atuar nesses tipos de crime (contra o patrimônio), haja vista que só existe uma equipe do cargo para periciar todo o Estado do Espírito Santo? É muita incongruência e muita falta de respeito pelo drama que vive a sociedade.
A única coisa que continua igual é o equívico da Sesp em não saber como atacar o problema da violência e da criminalidade. A quantidade de crimes contra o patrimônio que resta impune por causa da omissão da Sesp é caso de crime de responsabilidade.
Secretário: o único perito que pode produzir provas contundentes nesses tipos de crimes é o perito papiloscópico. Socorra a população, nomeando os peritos papiloscópicos aprovados no concurso!