"O desembargador federal Henrique Herkenhoff (foto) é
o nome escolhido
para comandar a pasta. Confira nomes de outros secretários.
Da Redação Multimídia"
(gazetaonline)
O desembargador federal Henrique Herkenhoff será o secretário de Segurança Pública na gestão do governador eleito do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB). Outros dois secretários, que ainda atuam no governo Paulo Hartung (PMBD), fazem parte da lista dos primeiros nomes anunciados para pastas vinculadas ao bloco responsável pela segurança pública do Estado. Os nomes foram anunciados na tarde desta quarta-feira (01), em entrevista coletiva de Renato Casagrande.
Herkenhoff declarou satisfação com o convite, mas disse que antes precisa consultar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para saber se pode pedir licença do cargo de desembargador federal para assumir o cargo no executivo no Espírito Santo. Angelo Roncalli, atual secretário de Justiça, assume a nova secretaria do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas. André Garcia, atual secretário de Segurança, comandará a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas.
O governador eleito informou recentemente que a intenção dele e da equipe de transição era divulgar os nomes dos futuros secretários à partir da segunda quinzena deste mês. No entanto, durante a conversa com os jornalistas, Casagrande informou que os últimos acontecimentos relativos à violência no Rio de Janeiro motivaram a anúncio, bem como os atos de violência e vandalismo ocorridos durante a greve dos rodoviários.
Casagrande frisou que uma quarta pasta vai agir em conjunto com as outras três que formam o bloco da segurança. Trata-se da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a antiga Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho. Nos últimos oito anos, a área de Direitos Humanos tinha vínculo direto com a Secretaria de Justiça. Nenhum nome foi anunciado ou especulado sobre o comando desta nova secretaria.
A Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas servirá como uma espécie de elo entre as demais pastas citadas na reportagem e terá ligação direta com o gabinete do governador. A secretaria do Sistema Penitenciário e Medidas Socioeducativas terá basicamente as mesmas atribuições da atual Secretaria de Justiça, mas com mais ênfase na gestão das unidades prisionais e de internação. Casagrande ainda não definiu nomes para as demais secretarias.
Fonte: gazetaonline.com.br
Com informações de Vitor Vogas – A Gazeta
COMENTÁRIO: Em se concretizando o convite feito ao Desembargador Henrique Herkenhoff, o Governador Renato Casagrande já começa muito bem sua gestão na área de segurança. O Desembargador Herkenhoff se trata de uma pessoa da terra (capixaba), altamente culta, proba e com um histórico de combate ao crime organizado. Uma pessoa que dispensa apresentações. Deve ter gente se remoendo de preocupações com essa futura nomeação!
Os peritos papiloscópicos aguardam que sejam novos tempos de investimentos no Departamento de Identificação, de valorização das atribuições do cargo e de cursos permanentes de aprimoramento, estes que há anos não são realizados.