Depois de muita batalha, de anos fazendo pedidos e de muitas críticas, parece que o Laboratório do Departamento finalmente dá mostras de que sairá do papel para se tornar realidade. Notícias dão conta que as licitações para aquisição de materiais permanentes e de consumo finalmente estão sendo ultimadas.
Ao longo desses anos, vários setores da PC tiveram algum tipo de investimento, por mínimo que fosse, exceto o Departamento de Identificação, que ficou relegado ao último plano, sem merecer a devida atenção por parte dos governos.
A Appes quer estar publicando as ações do atual Governo em prol do Departamento de Identificação e está certa que de fato a situação de abandono vai merecer, enfim, um tratamento de choque em investimentos para recuperar sua capacidade de prestar um serviço público à altura das exigências prementes e hodiernas da população.
O Governador Renato Casagrande tem anunciado que investirá este ano de 2013 cerca de 100 milhões na segurança pública capixaba. Os peritos papiloscópicos confiam que parte considerável dessa verba será investida na perícia de identificação civil e criminal dos cidadãos e na recuperação de setores do Departamento vitais para seu crescimento constante.
A categoria aguarda, como nunca, ter finalmente reconhecido seu merecido trabalho em prol do povo capixaba nesses mais de 100 anos de serviços prestados à sociedade.