Nada diferente se pode esperar de uma secretaria de estado sorrateira que pune policiais quando estão prestes a desbaratar organizações criminosas (vide caso do delegado Laterza). O discurso é pra inglês ver, mas os atos na prática são nefastos e remetem à volta do crime organizado.
Por motivos como esses, os peritos papiloscópicos iniciaram as manifestações no Departamento de Identificação nesta terça (21/01), permanecendo das 8 às 18h protestando contra o descaso imposto à categoria por esses mesmos movimentos sorrateiros contrários aos interesses da sociedade.
Apesar de tardiamente, aos poucos a população capixaba vai compreendendo os motivos pelos quais a criminalidade nunca diminui no ES, vitimando a cada dia mais inocentes. E isso parte dos mesmos setores que atuam por baixo dos panos e que desmoralizam totalmente a imagem do governador perante a população.
Impedidos de trabalhar
A perícia capixaba, especialmente o Departamento de Identificação, encontra-se permanentemente sucateada e desvalorizada. E num momento em que se prega sua autonomia, fazem todo o possível para submeter os peritos papiloscópicos, impedindo que solucionem crimes e cooperem efetivamente com a diminuição da violência.
Assim encontram-se os peritos do Departamento de Identificação: impedidos de trabalhar de forma eficiente em prol da sociedade. Tudo partindo do mesmo setor estranho que parece não querer ver os capixabas livres dos criminosos.
Intensificação dos protestos
Os peritos papiloscópicos, apesar das velhas ameaças dos que não querem a categoria combatendo os crimes, vão intensificar os manifestos, estendendo-os paulatinamente para outros setores. A partir de segunda-feira (27) nenhum documento será emitido e nem recebido se proveniente de localidade sem a presença de perito papiloscópico.
Subsequentemente, todos os serviços do cargo, civis, criminais e periciais, serão adequados à legislação e não serão realizados, a par dos protestos dos que pretendem impor que a categoria trabalhe fora da lei enquanto é massacrada nos bastidores dos interesses estranhos.
Faça Fácil e Casa do Cidadão
Os postos de identificação Faça Fácil e Casa do Cidadão terão seu atendimento restringido na próxima semana. E vão continuar dessa forma até que prepostos do governo entendam que o crime deve ser combatido, e não beneficiado com o ataque permanente que fazem ao Departamento de Identificação.
Motivos das manifestações
Concurso público urgente para o cargo de perito papiloscópico, que está defasado em mais de duzentos peritos papiloscópicos. Inclusão do cargo de forma correta nas disposições da Lei 756 (chefia das regionais) e no PLC 064 (autonomia da SPTC). Autonomia do plantão da categoria. Investimentos no Departamento. Valorização do cargo.
A categoria não abre mão de jeito nenhum desses pontos e não vai permitir que aconteça o que líderes classistas ouviram no governo esta semana: “a cúpula da PC é que está por trás do que vem ocorrendo com o Departamento de Identificação e com os peritos papiloscópicos”.
Inimaginável pensar que em vez de valorizar a categoria, prepostos trabalhem para beneficiar criminosos, ao atacar ferozmente o cargo, impedindo que dê respostas efetivas aos clamores da população. As manifestações vão recrudescer até que respeitem nossos direitos.
E como pretendem fazer os delegados no escabroso caso Laterza, vamos incrementar a denuncia que farão a OEA com documentos provando o assédio moral infame que vem sendo perpetrado contra peritos papiloscópicos e o Departamento de Identificação.