SECRETARIA REGINA MIKI ENVIA MENSAGEM
AOS PERITOS EM PAPILOSCOPIA
A demanda da sociedade brasileira por uma segurança pública de qualidade passa necessariamente pelo fortalecimento da atividade pericial, dentre a qual se inclui a papiloscopia.
Neste sentido, a Secretaria Nacional de Segurança Pública tem investido na estruturação, aprimoramento dos serviços e capacitação de profissionais de perícia como um dos seus focos centrais de atuação, notadamente no âmbito do Programa Brasil Mais Seguro.
No desenho do Programa sete áreas periciais foram priorizadas, dentre elas a papiloscopia, por serem consideradas de importância fundamental para o esclarecimento de crimes violentos.
Daremos início, no próximo dia 23, ao curso de necropapiloscopia, ação que faz parte do conjunto de atividades de capacitação do Programa Brasil Mais Seguro. Outros cursos na área virão e, junto com eles, a Senasp está orgulhosa de lançar, no início da próxima semana, procedimentos operacionais padronizados para a atividade pericial.
Essas duas ações, a capacitação e os POPs, visam difundir padrões metodológicos de excelência buscando homogeneidade no modo de atuação dos profissionais de perícia.
Os POPs de papiloscopia, foram elaborados por profissionais de diversas regiões do país e versam, neste primeiro momento, sobre as atividades rotineiramente desenvolvidas para o esclarecimento de crimes violentos:
• Coleta de Impressões Digitais em Indivíduos Vivos;
• Levantamento de Impressões Papilares em Locais de Crime;
• Identificação Necropapiloscópica.
Espera-se, assim, que os laudos expedidos por todas as unidades de perícia do Brasil possam subsidiar de modo mais incisivo e conclusivo as decisões judiciais. Espera-se, também, colaborar para fortalecer a identidade e o modo de atuar dos papiloscopistas, profissionais tão caros à segurança pública deste país.
Regina Miki
Secretária Nacional de Segurança Pública