Home / NOTICIAS >> VER TODAS / O ASSALTO DO SÉCULO! OS PERITOS DO SÉCULO!

O ASSALTO DO SÉCULO! OS PERITOS DO SÉCULO!

assalto3.jpg - 93.91 KbNão deixe de ir ao cinema assistir ao filme "Assalto ao Banco Central –

o maior assalto a banco do século".

Constate você mesmo que um fragmento digital levantado no local do crime por um Perito em Papiloscopia Federal foi a chave pararesolução desse crime.

Constate a importância desse profissional do Estado, perito oficialpara a resolução de crimes desse porte e cobre dos Governos, Federal e Estadual, um maior respeito tanto por esses profissionais quanto por você mesmo, cidadão.

Isso porque, em pleno século vinte e um, depois de mais de 100 anos de serviços prestados ao povo desta Nação, esses Governos tratam os peritos em Papiloscopia com um descaso sem precedentes.

Cobre dos Governos mais seriedade! E não permita que transformem o Brasil no paraíso da impunidade!

Leia matéria da globo.com:

"O papel decisivo dos papiloscopistas na investigação do assalto ao Banco Central

 

Os Papiloscopistas Policiais Federais são peritos em identificação através de impressões digitais, responsáveis pela feitura de laudos periciais papiloscópicos que instruem condenações, extradições,
identificação de vítimas de desastres, entre outros
Comumente eles são referidos somente como "peritos", e não por sua especialidade, papiloscopia. Uma das  funções do papiloscopista é levantar vestígios de impressões digitais na cena do crime, realizando a perícia daqueles elementos que se encontram e que comprovem a autoria do crime através de impressões digitais
dezenas de casos de grande repercussão que foram devidamente elucidados graças ao trabalho dos papiloscopistas. O assalto ao Banco Central de Fortaleza foi um deles. A produção do filme entrou em contato com Celso Zuza, presidente da ABRAPOLAssociação Brasileira dos Papiloscopistas Policias Federais, para entender melhor o trabalho desses importantes profissionais e o papel decisivo na investigação do furto ao Banco Central. assalto4.jpg - 27.47 Kb
 
Produção: Por que a atuação dos papiloscopistas foi decisiva para chegar até os bandidos
Celso: Os criminosos utilizaram luvas para realizar a escavação e tomaram cuidados para não deixar impressões digitais. Além disso, ao chegar na "casa verde"* foi constatado que, após a ação, um branco havia sido espalhado na tentativa de apagar qualquer vestígio.Mesmo com todos os cuidados tomados pelo bando, os papiloscopistas, em um trabalho minucioso e preciso, conseguiram recolher fragmentos, ou seja, parte das impressões digitais que são revelados através de processos químicos e físicos que contam com o uso de reagentes, luz forense, etc, e estes são comparados com o banco de dados da polícia. Caso algum suspeito que deixou impressões digitais já tenha ficha criminal, é possível identificá-lo. Isto posto, elaboramos um laudo de perícia papiloscópica, que comprova que aquela impressão digital pertence àquele criminoso, usado como prova para instruir inquéritos e processos criminais no tocante à autoria. Foi a partir de um fragmento encontrado na lateral da geladeira que conseguimos chegar até José Marleudo, integrante do bando. 
Paralelo a isso, uma testemunha que teve contato direto com um dos bandidos colaborou com os papiloscopistas na feitura do retrato falado. O resultado parece muito com a própria foto do suspeito e graças a ele foi possível identificar um dos principais mentores do crime, o "Alemão".
 
*"casa verde" é como os peritos se referem a casa utilizada pelo bando. Lá foi montada uma empresa de fachada para não levantar suspeitas sobre a atuação criminosa em curso.
 
Produção: qual a diferença entre o trabalho realizados pelos papiloscopistas e os peritos criminais? E como essa diferença pode ser evidenciada no caso do Banco Central? 
Celso: Para o local do crime são encaminhados dois servidores públicos: o perito criminal federal (PCF) e o papiloscopista policial federal (PPF). O perito criminal tira fotos do local, elabora croquis, etc, e elabora um laudo de local, de modo a comprovar a materialidade do crime. Enquanto isso, os papiloscopistas realizam a perícia papiloscópica, revelando e recolhendo fragmentos de impressões digitais para a confecção do laudo de perícia papiloscópica, que torna possível chegar à autoria dos crimes. 
Aquela perícia de Fortaleza foi altamente qualificada. Quatro colegas participaram diretamente. Apenas papiloscopistas entraram no túnel.
 
O trabalho dos papiloscopistas foi fundamental para a elucidação do assalto ao Banco Central. Para saber mais sobre o trabalho desses profissionais, acesse o site http://www.papiloscopistas.org/"

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.