O site gazeta on line publicou a matéria abaixo, retratando a prisão do estagiário que estava cometendo todo tipo de furto na Polícia. Vários objetos vinham desaparecendo nas barbas da própria Polícia e se chegou, depois de investigações, ao estagiário Toni Lucas Souza da Silva.
Toni Lucas, que entrou na Instituição ainda menor, tinha acesso até aos recintos com drogas dentro da Polícia! Dá para acreditar nisso?! Um estagiário, que entrou na PC ainda menor, tendo acesso a todas as dependências dos Departamentos da Polícia Técnica, inclusive às que armazenam drogas para exames!
Você acha isso grave? Não é nada! Isso é pouco, perto da irresponsabilidade generalizada que campeia no pedaço!
Devemos frisar que os estagiários são uma mão de obra da maior qualidade, sendo quase todos eles responsáveis e trabalhadores que fornecem um apoio de grande monta. Mas, tem atos e acessos a locais que devem ser privativos de servidores concursados.
O bom senso e a legalidade mandam que em determinados recintos somente policiais poderiam ter acesso. E é o contrário: tem lugar na PC, inclusive, que policial não pode entrar, mas jovens estagiários circulam livremente.
Você já imaginou uma pessoa que não tenha vínculo com o Serviço Público cadastrando e colocando dados num sistema policial que é responsável pelo fornecimento de informações criminais individuais e sigilosas dos cidadãos? E informações civis: quanto pode valer a colocação de um dado falso num sistema sobre a identidade de um cidadão?
Uma pessoa sem boa estrutura pode sucumbir facilmente, não é verdade?! Então, furtinho de celular, de máquinas fotográficas e de um punhado de drogas é até bem pouco, perto do que pode vir a acontecer.
O acesso a locais sem qualquer controle de pessoas sem vínculo firme com o Serviço Público e a possibilidade de estarem colocando dados em sistemas sensíveis é que podem gerar um problema de grandes proporções para os cidadãos! Uma hora dessas estoura o escândalo!
Assiste-se a casos escabrosos de verdadeiros meninos, sem qualquer ligação com o Serviço Público, que mandam e desmandam no pedaço. Colocam todo tipo de dados no sistema, têm acesso a todas as senhas e informações que deveriam ser sigilosas sobre os cidadãos, etc. Tudo contando com o irrestrito apoio de quem deveria coibir esses atos!
Alguém vai responder administrativamente por atos como os de Toni e dos demais meninos? Vai nada! É coisa de autoridade… E a corregedoria está muito mais preocupada em punir policiais que lutam por seus direitos, enquanto a desfaçatez, o abuso de autoridade e o incentivo a essas atrocidades mandam e desmandam!
Na verdade, Toni é vítima dos verdadeiros foras da lei que colocam meninos e pessoas não concursadas em locais onde nem sequer poderiam ter acesso e para realizar tarefas privativas de servidores públicos!
Esses sim, é que deveriam responder administrativa e criminalmente, desfrutando de uma boa e agradável temporada na Alfa 10! São os mentores intelectuais dos crimes!
Segue matéria do gazeta on line:
“Estagiário da Polícia Civil preso por roubar dentro da Chefatura
Redação Multimídia – gazeta online
foto: Divulgação/PC
Toni Lucas Souza da Silva, 18 anos
Um estagiário da Polícia Civil foi preso e confessou na manhã desta sexta-feira (03) ter furtado aparelhos celulares dentro do departamento policial. Toni Lucas Souza da Silva, 18 anos, foi detido na última quinta-feira (02) dentro de casa em Serra Dourada II, Serra. O rapaz já era alvo de investigação desde agosto deste ano quando alguns roubos começaram a acontecer dentro da Chefatura da Polícia Civil, na Reta da Penha em Vitória.
O titular da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), o delegado Danilo Bahiense, contou que o jovem trabalhava no departamento de criminalística no ano passado quando drogas foram roubadas no local. No entanto, o jovem negou o envolvimento com o crime. Com este episódio, Toni Lucas foi transferido para a Divisão de Transportes.
Com a transferência do estagiário, novos roubos começaram a acontecer. Em agosto deste ano uma máquina fotográfica havia sumido ao lado da sala onde ele trabalhava. Na última quinta-feira (02) outros dois celulares foram furtados. As investigações policiais localizaram com quem estava um dos aparelhos. Um dos novos proprietários do telefone que já estava sendo utilizado com outra linha, Luciano dos Anjos Rocha, 30, disse à polícia que havia conseguido o aparelho com um 'compadre', que por sua vez contou que tinha comprado de um rapaz com as mesma características físicas do estagiário.
Dessa forma o estagiário foi identificado e preso. Em depoimento Toni Lucas confesou ter roubado seis telefones celulares só neste ano. O estagiário e Luciano dos Anjos foram autuados e encaminhados para o Presídio de Viana.”