Um criminoso incluído entre os dez mais procurados do estado acaba de ser solto por causa de uma carteira de identidade “quente”
É “emocionante” ver quase todos os dias os bandidos dando de mil no Estado fora da lei… A “emoção” só não é maior do que a indignação e a quantidade de pessoas que ainda continuarão sendo vitimadas pelo criminoso, com o pleno beneplácito do Estado fora da lei, aliado da criminalidade.
Os policiais militares conseguiram pegar o criminoso (30/08) – uma pessoa perigosíssima e autora de vários crimes de todos os tipos -, num trabalho de dedicação e esforço, mas ele apresentou uma carteira de identidade “quente” emitida pelo Departamento de Identificação e acabou sendo liberado.
O criminoso possui duas identidades emitidas pelo Departamento porque as pesquisas das impressões digitais impostas pela legislação não são feitas, fato absurdo que transforma o Departamento – como sempre se denuncia – no maior emissor de documentos falsos da história.
Inacreditavelmente, o próprio Estado aliado dos criminosos ignora a importância de uma identificação segura, com base nas leis, deixando a população totalmente refém de bandidos altamente perigosos que tripudiam da sociedade.
Pede-se diariamente e há anos a informatização do Departamento de Identificação, a realização de concurso para o cargo de perito papiloscópico, mínimas condições de trabalho, e nada é feito. Até para implantar uma parceria público-privada para informatizar o Departamento sem ônus algum para o Estado, ficam numa omissão criminosa.
Quem vai ser responsabilizado quando esse criminoso solto livremente pelas ruas nessas condições matar, estuprar, roubar…? O Estado fora da lei vai ser levado ao banco dos réus? Os responsáveis diretos pelo julgo sobre o Departamento de Identificação vão responder?
Quanta irresponsabilidade! Quanta falta de respeito pela população indefesa! Estado causador direto da impunidade!