Embaixador diz que 20 corpos já foram identificados em Medellín
Julio Bitelli afirma que reconhecimento das vítimas tem sido feito com digitais e prescinde da presença de familiares. Processo total de ser concluído nesta quarta
O embaixador brasileiro na Colômbia, Julio Bitelli, informou que ao menos 20 corpos das 71 vítimas do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense já foram identificados na manhã desta quarta-feira, em Medellín, na Colômbia. Em entrevista ao “Redação SporTV”, ele frisou que não é preciso a presença dos familiares para reconhecer os mortos na tragédia, já que o processo via impressão digital tem funcionado de forma célere. Bitelli destacou que o procedimento deve estar totalmente concluído ainda nesta quarta, o que permitirá o transporte das vítimas ao Brasil.
– Nesta manhã, dos 71 corpos resgatados de vítimas fatais, 20 já foram plenamente identificados. As equipes colombianas, com apoio dos especialistas brasileiros, estão trabalhando ininterruptamente, e há uma expectativa de que nesse ritmo seja possível, ainda hoje, completar essa etapa do processo que será possível permitir o transporte dos corpos para o Brasil – disse.
Bitelli disse que a embaixada brasileira em Bogotá reuniu uma força tarefa em Medellín com sete funcionários para atender às vítimas que morreram e os seis sobreviventes do acidente, que aconteceu na madrugada da última terça-feira. O embaixador destacou que a Polícia Federal brasileira trouxe dados de impressões digitais das vítimas para auxiliar na identificação.
– Em um primeiro momento, se pensava que seria preciso a presença de familiares para ajudar na identificação dos corpos. As condições em que o acidente ocorreu que permitiram que os corpos fossem recuperados em estado de fácil reconhecimento. Junto com o fato de que a polícia federal brasileira já trouxe para Medellín as fichas datiloscópicas de todos os brasileiros, o que permite o processo de identificação por digital, o que torna mais fácil e possa prescindir dessa etapa tão traumática que é o familiar reconhecer seu ente querido em circunstâncias tão trágicas – disse.
O avião da companhia aérea boliviana LaMia decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na noite de segunda-feira, em direção a Medellín, onde a equipe da Chapecoense realizaria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira. Cerca de 30 minutos antes de iniciar o processo de aproximação ao aeroporto, a aeronave relatou problemas técnicos e acabou fazendo um pouso de emergência em uma região de montanhas. Dos 77 passageiros, apenas seis sobreviveram: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Ximena Suárez e Edwin Tumiri.