Um perito de um dos cargos da SPTC nos telefonou muito preocupado e fez a seguinte pergunta: como vai ficar o plano de saúde dos peritos com a desvinculação da Polícia Técnica da Polícia Civil?
Todos sabem que os policiais ainda possuem o plano de saúde denominado Uniplan, hoje existente apenas para os policiais e uma outra categoria do Serviço Público. E este plano é incomparavelmente mais em conta do que todos os demais planos de saúde porque seus valores são reajustados com base no contrato firmado há muitos anos. Em qualquer outro tipo de plano de saúde nos mesmos patamares, a mensalidade vai no mínimo triplicar.
Como resposta informamos que o Estatuto do Sindicato diz: “Art. 3º – São associados do Sindicato, todos os trabalhadores que atuarem na área da Polícia Civil vinculados aos Servidores Públicos no Estado do Espírito Santo, com qualquer tipo de vínculo de trabalho.” Ou seja, saindo da PC/ES, os peritos também terão que encontrar um novo plano de saúde para preservar suas vidas e as de seus familiares.
Acreditamos que o governo deve ter encontrado uma forma de preservar o atual plano de saúde dos peritos da STPC, garantindo a segurança de suas saúdes e as de seus familiares. Caso contrário, em vez de ter um plus salarial com a autonomia, o que vai ocorrer é uma diminuição salarial, com os peritos sendo forçados a contratar novos planos de saúde muito mais caros.
Para aqueles que ganham bem e têm outras atividades fora, pouco problema; mas, para aqueles que vivem na conta do que ganham, essa questão da manutenção do plano de saúde deve ser garantida pelo governo. Caso contrário, haja dinheiro para pagar planos de saúde!
E ainda tem outras questões sempre levantadas pelos peritos: como fica a aposentadoria especial? Como fica o poder de polícia, já que vários integrantes do cargo atuam em locais de crimes concrrendo grande risco? Como fica o porte e uso de armas? Como ficam as garantias institucionais dos cargos, a partir do momento em que forem transportados para um autarquia disfarçada, alguns mesmo sem saber disso?
Perguntas que a secretaria de segurança dever esponder!