Reunidos em Assembléia Geral, os policiais civis votaram, por maioria, que o Sindipol deve apresentar à Unimed uma contraproposta de 35% de reajuste no Plano de Saúde da categoria. Esses 35% vão incidir sobre o plano que agrupa a maior parte dos policiais civis. A Unimed queria um reajuste de 62%.
O plano de saúde dos policiais sempre foi mantido por causa de movimentos de protesto que a categoria vinha realizando, quando foi para as portas da Justiça mostrar que grande parte dos policiais já arca com pesados custos em seus salários para manter seu plano de saúde e de seus familiares.
O Governo de São Paulo, por exemplo, encampou o plano dos policiais paulistas e está custeando seu pagamento, desonerando a categoria dessa obrigação que é do Estado.
A Unimed alega que vem tendo prejuízo de 62% com o plano dos policiais civis (o que possui mais policiais). Entretanto, nunca demonstrou esse alegado prejuízo. Exatamente por isso, a questão foi parar no Poder Judiciário e vinha sendo mantida por meio de liminares e ameaças de movimentos pela categoria.
Num desses processos há o pedido de perícia para comprovar se a Unimed tem ou não o prejuízo que sempre alegou com o plano dos policiais. Mas, o poderio econômico da maior empresa de plano privado de saúde do País parece estar fazendo a Justiça diminuir a gravidade dessa questão que envolve a quase totalidade da categoria, postergando sua imediata realização.
Duas propostas foram colocadas na Assembléia Geral:
1) Não aceitar o reajuste, aguardar a posição da Justiça e chamar o novo governo para assumir pelo menos uma parcela do plano de saúde dos policiais, decidindo os policiais com base nessa posição, numa nova Assembléia Geral a ser realizada daqui a 30 dias;
2) Apresentar uma contraproposta à Unimed de reajuste de 35% no plano.
A categoria votou na segunda proposta, decidindo que o Sindipol deve fazer uma contraproposta à Unimed, aceitando um reajuste de 35%. Essa proposta ganhou por margem apertada de votos, mas a categoria soberanamente votou por ela.
Agora, é aguardar os próximos acontecimentos e a posição da Unimed!