O Governo do Estado tem sinalizado positivamente para a modernização do sistema de promoções dos Policiais Civis, que se encontra totalmente defasado, fazendo com que os policiais passem anos e anos sem progressão na carreira, havendo casos até de vários policiais que se aposentam sem nunca terem sido promovidos.
Objetivando solucionar o problema das promoções dos policiais, os representantes das categorias estão trabalhando em conjunto para apresentar um projeto de promoções automáticas, independentes do número de vagas, quando decorrido um prazo razoável para que elas ocorram.
Encontra-se em negociação com o governo alguns ajustes, corrigindo assim injustiças praticadas contra a categoria. O projeto que estava circulando é o construído pelos delegados, com algumas modificações já introduzidas (clique aqui e confira o projeto ainda sem as alterações que serão debatidas amanhã, 05/09, pelos representantes reunidos na Acadepol).
Outro ponto que tem avançado é a diminuição da tabela de progressão de 17 para 15 referências. O que está faltando definir é se o corte será no início ou no final da tabela. Outro ponto que está sendo debatido é a garantia de que os policiais que se acidentarem em serviço ou por doença grave serão reenquadrados na última referência da tabela e com um nível imediatamente superior ao que se encontrava.
Buscando democratizar o debate, estamos divulgando a minuta do Projeto de Lei das Promoções, solicitando aos policiais que leiam o projeto, a fim de que possam compará-lo com o projeto final que será construído para ser enviado ao governo, adequado e modificado pelos representantes dos policiais e assinado por todos, objetivando aprimorá-lo e resolver de vez esse problema da categoria.