Em abril deste ano, encaminhamos o ofício abaixo ao setor competente da Polícia Civil requerendo informações detalhadas sobre as promoções dos integrantes da categoria. “OF./APPES/Nº 059/ 2010. Vitória-ES, 29 de abril de 2010.
SENHOR CHEFE DE POLÍCIA
Solicitamos os bons préstimos dessa Chefia no sentido de enviar o presente ofício ao Setor competente da Polícia Civil – Setor de Promoções – no qual requeremos:
1) Quantas vagas existiam antes e depois da criação do cargo de perito papiloscópico e se essas vagas foram somadas para efeito de promoções; se o somatório dessas vagas está sendo observado quando o cargo foi criado e se elas estão sendo observadas ao longo dos anos; (…)
2) Requer saber todas as promoções efetivadas (nomes, critérios, idades, documentos apresentados, número de vagas e se elas estavam e estão somadas);
3) Como foi e está sendo feito o enquadramento de todos os colegas ao longo desses anos (critérios);
4) Quem foi promovido, quais os critérios utilizados e Quem não foi promovido e quais os critérios utilizados.”
Certos de que o ofício foi encaminhado pelo Chefe de Polícia ao setor de promoções da PC/ES, até a presente data nenhuma resposta foi dada aos pedidos formulados pela APPES.
O setor de promoções da Polícia Civil tem funcionado durante todos esses anos de forma muito precária, com apenas uma pessoa detendo todo o conhecimento sobre as promoções dos policiais e dos peritos papiloscópicos. Se essa policial deixar o setor, ocasionará um verdadeiro caos, pois somente ela detém todo o conhecimento a respeito das promoções dos policiais.
Isso tem ocasionado inúmeras reclamações da categoria e total desconhecimento a respeito das colocações dos policiais para as promoções, causadas pelo volume imenso de trabalho a que parece estar submetida a policial responsável.
Recentemente, várias Entidades de Classe se reuniram para comprar um programa de informática e doar para a Polícia Civil, objetivando agilizar e facilitar o acesso dos policiais às suas promoções, que devem ser do conhecimento de todos os interessados. Cada Entidade daria uma quantia para custear o programa, de forma proporcional ao número de policiais de cada cargo.
O programa foi desenvolvido, mas a ideia não foi adiante. Diante das reiteradas reclamações e sendo direito da categoria estar a par de todo o processo que envolve suas promoções, a APPES publicamente solicita ao Setor de Promoções da PC/ES as respostas aos pedidos formulados no ofício enviado em abril/2010, a fim de que possa tomar conhecimento da situação e passar para a categoria