Essa semana, 08/05 a 10/05, a APPES se fez presente em vários encontros de suma importância para os peritos papiloscópicos capixabas e brasileiros, no Distrito Federal (Brasília). Passamos abaixo apenas um breve relato das atividades realizadas e estaremos mostrando os detalhes em discussões internas com a categoria, até mesmo para preservar nossos interesses maiores.
No primeiro desses encontros, o Presidente da APPES, juntamente com o perito papiloscopista Nilton Pfeifer, da PC-DF, e com o Secretário Político do Sindicato dos Policiais Federais em Minas Gerais, Alair Vartan, foram recebidos no escritório de advocacia do Ex-Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ex- Senador e Ex-Ministro da Justiça, Dr. Maurício Corrêa. Fomos muito bem recebidos pelo Ministro e conversamos sobre alguns problemas jurídicos da categoria.
O escritório do Ex-Presidente do STF, Dr. Maurício Corrêa, se trata de um dos mais conceituados e importantes de Brasília e do Brasil.
Nilton Pfeifer e Antônio Tadeu com Kennedy, pessoa da mais alta qualidade, da Assessoria do Ministro
A APPES também participou do debate que está ocorrendo na Câmara dos Deputados sobre a Lei Orgânica da Polícia Federal. Esse debate envolve os peritos papilscopistas do Distrito Federal e tem reflexos para todos os demais peritos em Papiloscopia do País. Isso porque a Lei Orgânica da PF também é aplicada aos peritos papiloscopistas do DF.
Debate sobre a Lei Orgânica da PF com a presença de Antônio Maciel, Presidente da Fenappi.
A APPES manteve alguns contatos com lideranças e peritos de outros Estados na 2ª Conferência de Cidadania Digital. Nessa Conferência está sendo discutida a implantação do Registro de Identidade Civil Único – RIC no País, o que atinge em cheio interesses de todos os peritos em Papiloscopia brasileiros.
A implantação do RIC tem sido motivo de preocupações em todos os Estados, principalmente porque no Decreto do Presidente da República regulamentando o RIC, editado dias atrás, não está contemplada a participação de representantes da categoria no grupo que vai deliberar a respeito de todo o processo de implantação do RIC.
Estaremos reivindicando a participação dos representantes da categoria em todo esse processo. Sendo indeferida, estaremos acionando a Confederação Brasileira de Policiais – Cobrapol com a finalidade de intentar uma ação judicial obrigando essa participação, e desde seu começo.
Fizemos também uma visita à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, pois o objetivo da Federação Nacional dos Peritos em Papiloscopia – Fenappi é inserir nossas atividades neste contexto ultra-importante da cidadania. Fomos recebidos pelo Sub-Secretário Nacional de Direitos Humanos, Perly Cipriano, para expor essa iniciativa, que foi muito bem recebida
.
Na Secretaria Nacional de Direitos Humanos com Perly Cipriano
Por fim, fizemos uma verdadeira peregrinação por todo o Congresso Nacional, trabalhando das 8h às 21h, ininterruptamente, tratando de questões de vital importância para a categoria.
Peritos: Maciel (Go), Julio (Rio), Tadeu (ES), Fernando (PF), Pfeifer (DF), Nazareno (PF) e Alaor (SP), no Congresso Nacional
Ministério da Justiça (onde também fomos recebidos), com Congresso Nacional ao fundo.
Notícia adicionada em: 6/10/2010 1:10:48 PM