O Secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, interveio na questão do acionamento das equipes de perícia, baixando uma Portaria para assegurar que crimes não fiquem impunes e que os experts possam atuar de forma uniforme para levantar os vestígios, objetivando solucioná-los.
Todos são sabedores que não há hierarquia entre peritos e que a busca da eluciadação dos crimes deve ser fator preponderante. Qualquer expert que esteja engajado em combater a impunidade e dar respostas eficazes para a sociedade tem ciência disso. Essa é uma questão vital para minimizar o sofrimento da população diante das ações dos criminosos.
A atuação conjunta, lógica e multidisciplinar dos peritos deve nortear os trabalhos em locais de crimes, sempre em prol da população. E as boas técnicas determinam que essa atuação deve ser priorizada pelo tipo de vestígio que os experts estejam manuseando ou buscando, somando conhecimentos dos setores periciais em busca da eleucidação dos crimes.
A APPES parabeniza publicamente o Secretário Herkenhoff, deixando patente que a maior beneficiada com essa regulamentação é a sociedade capixaba.