https://youtu.be/FFAClLQl6O8
Com a realização de apenas um único concurso para o Departamento de Identificação em mais de vinte anos, a população de Cachoeiro enfrenta filas quilométricas para conseguir sua carteira de identidade. O quadro de peritos papiloscópicos encontra-se totalmente defasado (menos da metade exigida) e a demanda da população pelo documento de identidade aumenta dia a dia.
Muitos desconhecem que o documento de identidade visa garantir a unicidade na identificação do cidadão, necessitando de pesquisas das impressões digitais para sua emissão de forma segura, objetivando evitar fraudes e falsificações que prejudicam as pessoas, o comércio, os bancos e garante a individualização de criminosos em processo judiciais.
Em vários casos divulgados na imprensa pessoas são confundidas com outras, pagando por crimes que não cometeram. E as fraudes com identidade ultrapassam a casa do bilhão de reais anual, causando rombos astronômicos. É preciso maior responsabilidade e respeito pelos cidadãos e peritos, acabando com soluções paliativas que só disfarçam a realidade de caos na identificação dos capixabas.
CONCURSO JÁ! CONCURSO URGENTE!
Setor de jornalismo da Appes – Jornalista Giovanni César Silva