A Força Nacional de Segurança Pública convocou peritos em papiloscopia de várias unidades de Federação para estarem atuando na identificação das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. O número de vítimas, segundo dados, já chega a 511 cidadãos, o que torna essa tragédia a maior do País causada por deslizamentos.
A maioria absoluta das vítimas é de cidadãos residentes na região serrana do Estado do Rio, uma das mais belas do Brasil.
Inicialmente, estão sendo convocados peritos com maior experiência em desastres de massa, objetivando atuar fortemente na realização de perícias necropapiloscópicas, buscando identificar todas as vítimas do desastre que forem encontradas nessa fase em que as possibilidades de se chegar a laudos positivos por meio da perícia necropapiloscópica são maiores.
A Associação dos Peritos Papiloscópicos se solidariza com as famílias enlutadas com essa imensa tragédia, hipotecando todo o apoio necessário aos peritos que estarão atuando no Rio de Janeiro na tentativa de pelo menos minimizar as grandes perdas a que esses cidadãos estão submetidos.