Reunidos na sede da APPES, os representantes de médicos legistas, peritos bioquímico-toxicologistas, peritos criminais e criminais especiais, auxiliares de perícia médica, peritos papiloscópicos, peritos fotográficos e peritos em telecomunicação deram continuidade a mais uma etapa do processo de construção do novo modelo da SPTC.
Quatro projetos estão sendo debatidos e construídos nas reuniões:
1) Unificação de nomenclaturas;
2) Autonomia da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (de acordo com a Lei 12.030/09);
3) Vestibular na Ufes para ingresso na Perícia Oficial;
4) Nova Tabela de Subsídios dos cargos unificados e valorização salarial da categoria pelo Governo.
Os dois primeiros projetos já estão sendo debatidos ponto a ponto pelos representantes dos cargos envolvidos, já se encontrando conclusas as minutas das leis versando sobre a unificação e a autonomia. Os dois projetos seguintes, versando sobre o vestibular e a valorização salarial, deverão ser concluídos na próxima reunião.
Segundo informações, o Chefe da PC/ES, Joel Lyrio Junior, já programou para a próxima sexta-feira (06/01) a primeira reunião da Comissão paritária (Governo e Entidades de Classe) constituída no âmbito da Instituição para tratar dos assuntos dos projetos.
Os debates têm fluido no mais alto nível, com os representantes realmente imbuídos em construir uma nova história digna da importância da Perícia Oficial.
Evidentemente, todos os projetos serão apresentados para os integrantes dos cargos envolvidos, tanto em Assembléia Gerais de cada cargo como em Assembléias Gerais unificadas, para que todos os assuntos sejam devidamente discutidos e referendados pelos maiores interessados: os peritos oficiais capixabas.
Continuando nessa passada, a SPTC sem dúvida caminha para seu reconhecimento pleno e merecido!