Home / NOTICIAS >> VER TODAS / PERITOS OFICIAIS SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA

PERITOS OFICIAIS SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Peritos Oficiais se reúnem com Secretário de Segurança Pública

Do Setor de Jornalismo da Appes/Fenappi

Objetivando levar ao novo Secretário de Segurança Pública, Coronel Nylton Rodrigues, a necessidade de agilização da Parceria Público-Privada (PPP IDENTIFICAÇÃO ES) que objetiva implantar o ABIS (Automatic Biometrics Identification System) no Departamento de Identificação da Perícia Oficial Capixaba, os peritos oficiais criminais Tadeu Nicoletti, Renan Loyola e Jorge Valentim foram recebidos na SESP nesta terça(08).

Além dos peritos, participaram também da reunião junto ao Secretário de Segurança o Subsecretário e delegado de polícia, José Monteiro Júnior, e alguns integrantes do Grupo Técnico responsável pela PPP na SESP.

Os peritos levaram ao Secretário a urgência na implantação do sistema informatizado, dadas as condições precárias do sistema ainda manual do Departamento de Identificação, o que facilita em muito fraudes e falsificações prejudiciais ao mercado financeiro, ao comércio e aos cidadãos, atrasa a prestação de serviços públicos imprescindíveis, bem como fomenta a prática de diversos crimes e gera grande impunidade. Além disso, os serviços do Departamento precisam ser adequados ao Decreto Presidencial 9278/2018 até 01 de março de 2019, conforme preceitua.

O conjunto de multibiometrias previsto na PPP, que engloba impressões digitais e palmares, identificação facial, assimetria humana, íris e voz, além de incrementar potencialmente a resolução de crimes e estar levando eficácia e celeridade aos operadores de segurança, traz vários benefícios para os cidadãos e outros setores estatais e particulares em prestações de serviços.

Secretário concorda com importância do projeto

Ponto muito positivo da reunião foi a demonstração do Secretário Nylton sobre a importância da implantação do sistema biométrico previsto na PPP para a segurança pública e para a sociedade. Foi taxativo ao afirmar que defende essa importância desde que conheceu essas tecnologias biométricas anos atrás e que envidará todos os esforços para ver a informatização do Departamento de Identificação pelo ABIS uma realidade breve.

Os representantes da categoria dos peritos oficiais criminais presentes agradeceram ao Secretário Nylton pelo acolhimento do pleito e pela recepção. Colocaram-se ao dispor como parceiros na implantação da PPP do ABIS como ferramenta imprescindível para a Perícia e para os peritos oficiais. O peritos e a sociedade merecem essa tecnologia de ponta no ES.

Também foram relatados alguns pontos sobre os investimentos do BID na Perícia Oficial, bem como a necessidade da presença do superintendente da SPTC e da participação dos representantes da categoria nesses setores e assessorias de deliberação junto à SESP, em atenção ao objetivo do Governador Paulo Hartung que garantiu na legislação a autonomia técnica, científica e funcional da Perícia Oficial Capixaba.

Verifique Também

VI CONGRESSO NACIONAL DE PERÍCIAS NECROPAPILOSCÓPICAS

SAIBA TUDO CLICANDO AQUI Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: